Os carros elétricos de até R$ 300 mil produzidos na Bahia terão isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), garantiu o governador Jerônimo Rodrigues (PT), na manhã desta terça-feira (4), durante anúncio que marca a chegada da BYD ao estado. A medida faz parte de um pacote de incentivos para a instalação da fábrica da empresa chinesa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“O ICMS já tem uma lei que vai até 2032, no que diz respeito a isenção de quase 100% de ICMS. E IPVA, a gente priorizou um recorte de abaixo de R$ 300 mil, porque informações da BYD estabelece mais ou menos o valor de pelo menos dois automóveis nesse valor. E estamos priorizando para que esses carros mais populares possam ter estímulo, os mais caros a gente pode pensar em outro momento, mas a intenção é que a gente possa enviar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que para os próximos cinco anos a gente garante uma isenção de 100% no IPVA de automóveis elétricos – aqui não diz respeito apenas à BYD, se outra empresa vier e produzir elétricos também terá direito a esse percentual”, afirmou o gestor estadual durante coletiva de imprensa realizada no Farol da Barra, na capital baiana.
Além de expor para o público baiano veículos de sua linha de produção, no anúncio oficial a BYD apresentará informações sobre calendário de instalação, produção, expectativa de investimentos. A BYD tem atuação em diferentes produções e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, e veículos 100% elétricos.
Fonte: Bahia Noticias