Pesquisas mostram que, entre os livros digitais mais procurados, no Brasil, estão os de poesia. Não deixa de ser um dado animador, não só para o mercado editorial, mas também, para a sociedade brasileira, ainda muito conflagrada, em termos de um ambiente político que se deteriorou, nos últimos tempos. Com essa percepção em mente, eu me senti encorajado a publicar um conjunto de poemas que vim escrevendo, ao longo de anos, depois de ter participado da Bienal do Rio de Janeiro, em 2015, com um livro de crônicas. Então, nasceu o e-book Versos de Entretempos.
O próprio leitor notará, com facilidade, que se trata de uma poesia construída em dois tempos, por assim dizer. Há ali poemas que têm feições evidentes dos anos 1990 e poemas numa pegada bem ultramoderna, se é que podemos dizer assim. Eu mesclei escritos de quando eu tinha uma visão de mundo menos apurada com outros mais afinados com o que eu penso agora sobre tudo.
Foram muitas mudanças, de lá para cá. Eu atravessei, como talvez a maioria das pessoas, fases boas e críticas, na vida, na política, na religiosidade. Passei de uma militância um tanto ingênua e de uma religiosidade tradicional para uma consciência mais realista sobre tudo e para uma visão mais universalista daquilo que se chama de transcendência, espiritualidade, etc. Quando isso ocorre, você ganha mais experiência e, por outro lado, sente falta de um certo entusiasmo bem juvenil, de uma época em que tudo nos parece mais encantador e mais fácil. Então, a poesia resgata essa compreensão mais leve da existência e que é uma necessidade humana, principalmente nessa quadra histórica que estamos atravessando.
Nem tudo o que cada poema expressa é sobre mim. Eu construí personagens, também, de forma que o chamado eu lírico, em determinados poemas, não coincide com o eu que escreve. É quando tento fornecer, em poucos versos, um perfil humano carregado de experiências, sentimentos, história de vida mesmo, representando pessoas que eu conheci, que vivenciaram coisas marcantes e que dificilmente escreverão sobre isso. Pessoas do povo mesmo, com seus dramas ou desafios, estão ali retratadas na condição de homenagem que presto a elas e possivelmente nem venham a saber.
Dito isso tudo, proponho ao leitor, à leitora conhecer esse trabalho que me proporcionou muito prazer e muito aprendizado, ao escrever, e que está disponível na Amazon e em breve em outras plataformas. Ler digitalmente é fácil. Em geral, a livraria online oferece um aplicativo de leitura para ser baixado e, dentro dele, estarão os livros que você adquirir ou ganhar da livraria. É só degustar em qualquer lugar que se esteja. Será sempre um prazer compartilhar percepções, sentimentos e experiências com todos os que se interessarem. Boa leitura!
Artigo Por José Avelange Oliveira