NEUSA DEFENDE A IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE ATENDIMENTO À MULHER EM TRÊS MUNICÍPIOS

0

A deputada Neusa Cadore (PT) defendeu, em indicações encaminhadas ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário estadual de Segurança Pública,  Marcelo Werner, a implantação de Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams) em três municípios baianos: Jacobina, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa.

Ao justificar os pedidos, já protocolados na Assembleia Legislativa, Neusa destacou a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, “uma violação recorrente dos direitos humanos enraizada em valores machistas e conservadores presentes na sociedade patriarcal”.

Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos citados por ela revelam que, somente em 2020, foram feitas mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher no país. Desse total, 72% correspondem a situações de violência doméstica e familiar, sendo que 5,6% dessas denúncias são na Bahia. Além disso, acrescentou, o estado ocupa o terceiro lugar no Brasil em número de feminicídios, com 70 mortes decorrentes de violência doméstica ou misoginia.A parlamentar ressaltou, no entanto, que a Bahia tem se destacado na consolidação de políticas públicas voltadas para as mulheres, com a instalação de Delegacias Especializadas em diversos municípios, campanhas educativas e a Ronda Maria da Penha (RPM). Mas destacou também a necessidade de implantar os Neams nas sedes das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Jacobina, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa.

Segundo ela, os municípios em questão são importantes centros comerciais e de serviços públicos de suas respectivas regiões, com populações estimadas em 80.749 habitantes em Jacobina, 39.775 habitantes em Santa Maria da Vitória e 69.662 habitantes em Bom Jesus da Lapa. “A falta de uma unidade especializada nestes locais dificulta o acesso das mulheres aos serviços de proteção”, acrescentou.

Leave A Reply

Your email address will not be published.