O comandante da Base Aérea de Salvador, coronel-aviador Vinicius Guimarães Nogueira, entregou pessoalmente ao presidente Adolfo Menezes a Medalha do Mérito Santos Dumont, que lhe fora outorgada pela Força Aérea Brasileira. O ato solene ocorreu no gabinete da Presidência, às 14h20 desta quinta-feira (23), momentos antes da sessão especial que comemorou os 150 de nascimento de Santos Dumont, patrono da FAB, proposta pelo deputado José de Arimateia (Republicanos).
Na ocasião, o deputado Adolfo Menezes, manifestou a sua alegria em receber a homenagem, que amplia a sua responsabilidade como parlamentar e cidadão. Para ele, ser distinguido com esta honraria pela Força Aérea Brasileira é motivo de orgulho, pois estreita ainda mais as suas relações com uma instituição com tantos relevantes serviços prestados a nossa pátria – que não se “limita à proteção, pois os soldados do ar atuam diuturnamente em ações de salvamento, socorro, de interceptação de aeronaves com drogas, armas, contrabando numa vigilância incessante que nos tranquiliza”, frisou.
Por seu turno, o coronel-aviador Guimarães, manifestou honrado em representar o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao fazer a entrega da Medalha Santos Dumont “ao verdadeiro amigo da Força Aérea que é o presidente Adolfo Menezes, não apenas na atualidade, como autoridade maior do Legislativo Estadual, mas em todos os seus mandatos parlamentares”. Ele aproveitou para manifestar a sua satisfação pelo ato da entrega ocorrer justamente no dia consagrado ao patrono da Arma, Santos Dumont, que também empresta seu nome à medalha. A entrega dessa honraria deveria ter ocorrido no mês de julho, mas, na época, o presidente da ALBA não se encontrava na Bahia.