ALBA RECEBE 250 ALUNOS DA REDE PÚBLICA BAIANA

0

Estudantes conhecem instalações e participam de palestras sobre o Legislativo
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Nesta semana, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu a visita de 250 alunos de cinco unidades escolares da rede pública estadual. De terça (17) a quinta-feira (19), eles conheceram as instalações da Casa e viram de perto a rotina da instituição.

Durante os três dias, estiveram na ALBA turmas da Escola Municipal Santa Rita, da Escola Municipal Cadetes Mirim, da Escola Municipal Eurídes Santanna, e dos colégios estaduais Eurídes Matos e o Polivalente. Sob a coordenação das servidoras Cynthia Rabelo e Laura Ramos, eles assistiram a palestras sobre Funções do Legislativo e a Estrutura Organizacional da Casa, conheceram as obras de arte do acervo do Parlamento baiano, o Memorial e a Biblioteca.

Segundo Cynthia Rabelo, foram dias muito interessantes para os estudantes, que, além de assistirem às palestras, tiveram momentos de vivência com alguns parlamentares. “O nosso maior objetivo é aproximar a comunidade do Parlamento. Os alunos vêm à Assembleia para saber, principalmente, sobre os nossos 63 parlamentares e as funções que o Poder Legislativo exerce e, na quarta-feira, eles vivenciaram um momento muito especial, um encontro com várias deputadas”, contou.

Para a professora de História da Escola Municipal Eurides Santana, que fica no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, as visitas dos alunos à Assembleia são um exercício de cidadania, pois eles vão percebendo que fazem parte do processo, tendo acesso aos deputados que eles ajudaram a colocar como representante lá e que, através da Casa do Povo, eles podem se aproximar daqueles parlamentares que elegeram.

Professor de Geografia da mesma unidade escolar, Jorge da França definiu o programa A Escola e o Legislativo como interessante e enriquecedor, principalmente para os meninos da periferia que, muitas vezes, nunca saíram do bairro: “E só o fato de se deslocar e conhecer a Assembleia Legislativa já é uma experiência que vão levar para o resto da vida. Com as visitas, eles começam a entender que fazem parte do processo, o que é muito importante para eles”.

Em sua primeira visita à ALBA, o estudante Guilherme Gonçalves mostrou-se satisfeito pelos conhecimentos adquiridos sobre os três poderes, a legislação e a história do Brasil, na manhã desta quinta-feira (19). “Gostei muito e quero voltar e me aprofundar cada vez mais nesses assuntos”, disse.

Leave A Reply

Your email address will not be published.