Presidente da Embasa visita Feira de Santana e afirma que não há necessidade de prefeitura intervir nos problemas

0

O presidente alegou que não há necessidade para se chegar neste extremo.

O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Leonardo Góes Silva, esteve no município de Feira de Santana na tarde desta sexta-feira (27), após visitar as obras de duplicação das adutoras localizadas na cidade de Conceição da Feira.

Na sede de Feira de Santana, o presidente se reuniu com a imprensa, para apontar as principais soluções que a empresa está tomando, como forma de sanar a falta de água.

Embasa
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Viemos hoje visitar obras na região, que é de duplicação do sistema, já havia combinado com os funcionários de discutir um pouco das prioridades aqui da unidade de Feira de Santana, é uma regional mais importante aqui da superintendência Norte. Estamos na fase de planejamento de investimentos e viemos discutir um pouco sobre o abastecimento de água aqui em Feira de Santana, pois nos últimos dias foi objeto de alguns questionamentos, algumas intercorrências, então viemos olhar de perto”, explicou.

Questionado sobre a possível intervenção que o município se propôs a fazer, o presidente alegou que não há necessidade para se chegar neste extremo.

“Acredito até que foi uma fala da Agência Reguladora que não condiz com a realidade. Nós fizemos uma reunião do ponto de vista técnico, então a diretoria da Embasa, tanto a diretora de obras, como a do interior que é a operacional, discutiram com a Agência. Eram algumas questões mais genéricas, inclusive que já tinham sido objetos de tratamento, então a Agência realmente faz a fiscalização e é em conjunto, nós estávamos discutindo também um sistema que a gente possa, em dupla plataforma, ao mesmo tempo que a agência receba a reclamação do usuário, a Embasa também, e a gente possa tratar sem a burocracia de oficializar. Realmente não precisa, a intervenção não está no escopo, não há esta necessidade, não há nada de anormal acontecendo, então a gente acabou dando todas as explicações”, disse.

Ao Acorda Cidade, o presidente declarou que a Embasa já está mapeando os pontos críticos para suspender a emissão de contas, além do envio de carros pipas.

“Aquelas comunidades ou localidades que estão tendo maiores problemas, a Embasa já está identificando, já está suspendendo a emissão de contas também, e estamos fazendo nesta semana, um outro contrato de carros-pipas. A gente pretende abastecer algumas dessas localidades emergencialmente com carro-pipa, e ao mesmo tempo que estamos qualificando e redesenhando a nossa distribuição, para que a gente consiga manter um equilíbrio, por exemplo, não precise de um processo de rodízio no auge do consumo, porque agora ainda não é verão, ainda estamos no mês de outubro, mas já estamos tomando as providências para que no auge do verão, a gente tenha menos problemas”, declarou.

Embasa
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O deputado federal Zé Neto (PT), também participou do encontro. Segundo ele, a visita do presidente já estava agendada, mas diante dos acontecimentos, foi solicitada uma antecipação.

“Ele já tinha um planejamento de vir a Feira de Santana, eu só pedi que ele antecipasse, porque de fato nós tivemos uma semana muito, dura muito difícil e fora do nosso plano. A gente tinha um planejamento para os quatro anos e que neste planejamento encaixava a entrega desta duplicação de fornecimento de água para Feira de Santana no ano que vem, só que o verão chegou mais cedo e uma coisa que a gente vem conversando hoje, com Raimundo Neto, eu conversei também por muito tempo com o próprio Leonardo, que é o presidente da Embasa e com o governador Jerônimo, é que os locais que se implantou Minha Casa Minha vida, tiveram um crescimento vertiginoso, não só de novas moradias, mas de novos comércios, clínicas, escolas e outros aparatos sociais e econômicos, então por exemplo, bairro Gabriela cresceu demais, lá para aquela parte do Campo do Gado também cresceu demais”, pontuou.

O deputado destacou que espera ver a nova adutora funcionando até o próximo ano.

“A cidade cresceu muito, porém deixou alguns efeitos colaterais, mas que agora estão sendo direcionados para a nossa querida administração da Embasa. Esperamos que nos próximos meses, a gente já possa ter o funcionamento pleno, pois não tenho dúvidas que é uma intervenção muito importante para Feira de Santana. Agradeço muito à Embasa, mas peço um pouquinho de paciência para a população, pois graças a Deus, estes investimentos já está sendo feitos”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leave A Reply

Your email address will not be published.