Denise Menezes, ao lado da deputada Fabíola Mansur, inaugura sala da Procuradoria Especial da Mulher

0

Representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, a presidente da Assembleia de Carinho, Denise Menezes, inaugurou nesta quinta-feira (23) a sala da Procuradoria Especial da Mulher, que passa a funcionar no Bloco B, segundo andar, do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. “Vamos abraçar esse projeto, graças ao apoio e à sensibilidade de Adolfo Menezes. É um marco importante, uma rede de proteção de acolhimento às mulheres vulneráveis, que terá a parceria da Assembleia de Carinho”, assegurou Denise Menezes.

O descerramento da placa comemorativa foi feito ao lado das procuradoras da mulher da ALBA, da procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Soraya Santos (PL-RJ), da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), das secretárias de governo Elisângela Araújo, de Políticas para as Mulheres, e Adélia Pinheiro, da Educação, e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), representando as prefeitas baianas. Ainda na solenidade, um termo de cooperação foi assinado com a Defensoria Pública do Estado da Bahia. “O objetivo é receber, examinar e deliberar denúncias de violência e atos discriminatórios, elaborar pesquisas, estudos, campanhas educativas e ações para representatividade política e empreendedorismo feminino”, anunciou a deputada Fabíola Mansur (PSB), feliz pelo convênio e a implantação da nova ferramenta.

Logo na entrada da sala, chama a atenção a frase “A vida começa quando a violência acaba”, uma manifestação da ativista Maria da Penha, que inspirou a luta das mulheres no Brasil. A parlamentar agradeceu ao presidente Adolfo Menezes, por ter se associado prontamente à iniciativa, e falou sobre a missão de fortalecer a articulação com o Poder Judiciário, fornecer apoio psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência, desenvolvendo também ações de capacitação das mulheres para sua autonomia financeira, o que representa uma forma de combate à violência. “Fomos testemunhas de vários cases de mulheres que vinham aqui na Assembleia chorando, denunciando violência, ansiando por medida protetiva, pedindo nosso apoio para dar celeridade aos processos na Justiça, clamando por ajuda psicológica para seus filhos e família. Agora, a ALBA vai ter como encaminhar essas questões”, afirmou

Uma equipe de servidores da Casa Legislativa, com uma vasta experiência profissional, está capacitada para prestar um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência. Integram este time a advogada Iêda Lima, as assistentes sociais Liana Garcia e Regiane Soares, além das psicólogas Amanda Machado, Camila Marçal e Ana Carolina Gama. O funcionamento da sala, que foi totalmente reformada para abrigar a Procuradoria Especial da Mulher da ALBA, será de segunda a quinta, das 9h às 12 h e das 14h às 18 h. Na sexta-feira, o atendimento acontecerá de acordo com o expediente normal do Parlamento neste dia, de 9h às 12 h.

A partir de agora, quem quiser fazer denúncias, solicitar acolhimento ou tirar dúvidas sobre encaminhamentos de processos, deve entrar em contato pelos telefones (71) 9-9742-4343; (71) 3115-1010; e 0800715200 ou obteroutras informações pelo site www.alba.ba.gov.br. “Com as nossas colaboradoras, vamos tentar ajudar a salvar vidas de mulheres, a orientar mulheres sobre os seus direitos, fazer pontes com órgãos do Judiciário, realizar convênios, bem como buscar o apoio do Sebrae para ter acesso a crédito financeiro e gerar emprego. A Procuradoria da Mulher da ALBA é um espaço de acolhimento, de sororidade, de esperança”, concluiu Fabíola Mansur.

Leave A Reply

Your email address will not be published.