ASSEMBLEIA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO BAIANO AO ATIVISTA PRETO ZEZÉ

0

Nascido em Fortaleza (CE), o ativista Francisco José Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé, foi agraciado pela ALBA, nesta quinta-feira (30), com o Título de Cidadão Baiano. Atual presidente do Conselho Nacional da Central Única de Favelas (Cufa), Preto Zezé tem trabalho nas periferias baianas.

A entrega do título teve origem no requerimento apresentado pelo deputado Penalva (PDT). Em sua fala, o proponente da sessão destacou que “é uma felicidade imensa prestar essa homenagem a Preto Zezé, um defensor da favela e da valorização do ser humano, que chama a atenção para a necessidade de garantirmos, a todos, o valor inestimável da cidadania, esta pessoa que temos a satisfação de tornar, a partir desta data, cidadão baiano, especialmente pelo resultado do seu trabalho em prol da Bahia e dos baianos, sobretudo para aqueles que moram em nossas favelas e também a todos que se identificam com o brilhante trabalho desenvolvido pela Cufa, e também pela revolução social por ela promovida, certamente com a decisiva liderança do nosso novo baiano”.

“Esse é o título que reconhece a trajetória da Central Única das Favelas e tudo o que conseguimos promover. Um título que rompe a invisibilidade. Eu que sempre sou recebido com muita alegria pelo povo baiano, agora, sou da seleção baiana de esperança para as favelas da Bahia”, disse o homenageado.

A solenidade contou com a presença dos deputados Júnior Nascimento (UB), Ricardo Rodrigues (PSD) e Robinson Almeida (PT); das secretárias de Estado, Fabya Reis e Ângela Guimarães; do vereador de Salvador, Antonio Carolino; e o presidente da Cufa Bahia, Márcio Lima.

TRAJETÓRIA

Preto Zezé cresceu entre as ruas do bairro Aldeota, na periferia de Fortaleza. Filho de pais retirantes, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, é o mais velho de uma família de cinco irmãos.

Segundo Penalva, ele desenvolveu sua característica empreendedora muito jovem, como lavador de carros. Preto Zezé tem uma história no ativismo social e é conhecido por seu desenvolvimento em projetos que visam o fortalecimento das produções na favela. Nascido no ano de 1976, o ativista se tornou produtor artístico, musical e escritor.

“Nosso homenageado é consultor para empresas e governos na área do desenvolvimento socioeconômico. É autor de livro onde apresenta em crônicas sua trajetória vivida na comunidade das quadras, na Aldeota e seu trabalho à frente da Cufa”, disse o deputado proponente.

“Diante dessa trajetória luminosa, por seu exemplo de fibra e empreendedorismo social, ratifico que é uma satisfação imensa, para mim e para esta Casa Legislativa, conceder o título de cidadão baiano a Preto Zezé”, finalizou o parlamentar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.