Jerônimo Rodrigues sobrevoou áreas inundadas na manhã deste sábado (3).
Na manhã deste sábado (3), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visita municípios da região oeste que se encontram em situação de emergência devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias.
Segundo o governo, o gestor sobrevoou o território de Muquém do São Francisco e passará, até as 14h, pelas cidades de Wanderley e Cotegipe. As três localidades foram as mais afetadas pelos temporais no oeste, no final de janeiro, e têm previsão de chuvas isoladas nas próximas horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros Militares na Bahia, acompanha a comitiva, assim como o comandante da regional oeste, coronel Miguel Filho. A corporação tem feito um levantamento de danos estruturais em imóveis atingidos, além de pontes e estradas vicinais.
Temporal causou cratera em ponte na cidade de Muquém de São Francisco — Foto: Governo da Bahia
Os miitares, junto com equipes da Superintendência da Defesa Civil do estado, têm ajudado no apoio logístico de mantimentos para famílias prejudicadas pelos temporais. Ainda segundo o governo, nas três cidades mais atingidas foram entregues, até sexta-feira (2):
- 15 toneladas de alimentos
- 10 mil litros de água potável
- 500 colchões
- Roupas e kits de higiene pessoal
O governo informou que, através da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Graer, Programa Bahia Sem Fome e diversas secretarias, oferece apoio às prefeituras, com oferta de remédios, roupas de cama e colchões e alimentos, além de carros-pipa aos municípios que tiveram abastecimento de água suspenso, como Muquém de São Francisco. O serviço já foi normalizado, de acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Em Muquém de São Francisco, cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas, segundo a prefeitura, e foram abrigadas em escolas e igrejas. Pontes tiveram danos por causa da força da correnteza e muitas ruas seguem alagadas. A água é retirada com auxílio de bombas. Jerônimo disse que outras máquinas serão destinadas à cidade, para acelerar os trabalhos de limpeza.
Em Wanderley, conforme a prefeitura, as chuvas afetaram mais de 2800 pessoas. Cerca de 800 pessoas foram levadas para duas escolas da rede municipal e para a sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Outros desalojados foram para casa de parentes ou já retornaram para cassas, e 24 famílias estão sendo beneficiadas com auxílio de aluguel social.
Moradores realizam mutirões para limpeza de casas e ruas, que foram tomadas pela lama. Algumas comunidades rurais ficaram isoladas, devido às inundações e interdições de pontes.
Algumas casas também desabaram. Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Barreiras foram encaminhadas para o município de Wanderley na sexta-feira (26). Os agentes precisaram levar botes e outros materiais de resgate.