As obras de construção de 220 unidades habitacionais, realizadas pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) no município de Ilhéus, no Sul do estado, já estão com mais de 60% de execução. A previsão é que as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a Bahia em 2021 recebam seus imóveis em setembro desse ano. Ao todo, a Conder está construindo mais de 1300 unidades habitacionais para atender as famílias impactadas pelas chuvas em diversos municípios do estado.
Na tarde de ontem (26), os beneficiários elegeram seus representantes para compor a Comissão de Acompanhamento à Intervenção Física e Social da obra (CAISF), que será responsável por acompanhar as obras, com visitas bimensais, e intermediar as demandas dos beneficiários junto ao empreendimento. “Para mim é uma honra representar as famílias que perderam suas casas nas enchentes. Foi uma tragédia o que aconteceu com a gente, mas estar aqui, na obra, e ver a cada visita a evolução de nossas casas é uma maravilha. Estamos construindo sonhos”, disse Marizane de Souza, beneficiária e membro eleita da CAISF.
Em Ilhéus, as 220 famílias beneficiadas são oriundas dos bairros de Salobrinho, Sambaituba, Vila Cachoeira, Vila Campinhos, Banco da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença, Amola Chifre, Nossa Senhora da Vitória, entre outros. A partir de setembro, essas famílias terão um novo endereço: o empreendimento está localizado na rodovia Jorge Amado – BR 415, em frente a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no bairro de Salobrinho.
Cada unidade habitacional é composta por dois quartos, um banheiro, sala, cozinha e área de serviço, totalizando aproximadamente 42 m². Além disso, o empreendimento contará com uma infraestrutura completa e diversas áreas de uso comum, como quadra poliesportiva, academia ao ar livre, quiosque, centro comunitário, parque infantil e estacionamento. Um investimento de R$ 28,2 milhões.
Para além das obras, a Conder realiza um importante trabalho social com as famílias. Ao longo de todo o período da construção, os moradores participam de ações sociais e educativas voltadas para o seu desenvolvimento econômico e social, como oficinas e cursos de elétrica predial, barbeiro profissional, unhas em gel, doces e salgados, noções de contabilidade, gestão condominial, mobilização e sensibilização para cultura da cooperação e cuidados com os espaços coletivos, entre outros.
“Ao proporcionar não apenas moradia, mas também oportunidades de integração e desenvolvimento econômico e social, a Conder reafirma seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades beneficiadas”, afirmou Valéria Souza, assistente Social da Conder e responsável Técnica pelo trabalho social desenvolvido na obra.