OPERAÇÃO CONJUNTA PC/BA e PM/BA DESBARATA FACÇÃO CRIMINOSA EM ITAPITANGA

0

Em uma ação coordenada entre a Polícia Civil da Bahia (PC/BA) e a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), uma operação realizada no município de Itapitanga, no dia 09/05/2025, próximo ao meio dia, resultou na desarticulação de uma perigosa facção criminosa que vinha aterrorizando a população local.

O principal objetivo da operação era o cumprimento de mandados de prisão, a localização de armas, drogas e dispositivos de smartphone utilizados pelos criminosos para monitorar e intimidar moradores, segundo informações obtidas durante as investigações da PC/BA.

Itapitanga, historicamente influenciada pela Organização Criminosa que atua naquela região, vinha enfrentando um aumento nos índices de violência, especialmente em relação aos eventos de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) decorrentes de disputas territoriais com membros de outra facção criminosa. Além disso, os criminosos estavam utilizando propriedades de cidadãos de bem como esconderijos para drogas e, de acordo com relatos, acessando celulares de moradores para evitar possíveis colaborações com as autoridades.

A operação foi fruto de um trabalho de inteligência que identificou os líderes do grupo criminoso, os quais tiveram prisões preventivas decretadas por tentativa de homicídio de um morador inocente, sob a suspeita de colaboração com as forças de segurança.

Durante as diligências, ocorreram confrontos armados com individuos com histórico criminal de tráfico de drogas e com mandado de prisão preventiva em aberto, foi baleado e veio a óbito após disparar contra as equipes da RONDESP/Sul. Logo em seguida, conhecido por liderar a facção criminosa na cidade e por praticar atos de tortura contra um jovem local, também entrou em confronto com os policiais, sendo alvejado e falecendo no local. É importante ressaltar que esse individuo foi flagrado em vídeo ameaçando a vítima com uma pistola, a mesma apreendida durante a operação.

Após os confrontos, foram instaurados inquéritos policiais para apurar os fatos, com a apreensão das armas de fogo utilizadas pelos criminosos, além da tomada de outras medidas legais necessárias para o desdobramento das investigações.

Leave A Reply

Your email address will not be published.