Itabuna amanheceu triste nesta sexta-feira(17). A cidade acordou como um lixão. Em todos os bairros e nas ruas do centro, o que se via era lixo. Revoltados, moradores postaram fotos nas redes sociais cobrando uma posição do prefeito Augusto Castro(PSD).
Itabuna tem o contrato de coleta de lixo mais caro da Bahia. É o maior valor pago por morador entre as cidades de Itabuna, Vitória da Conquista e Ilhéus. Desde quinta-feira a coleta de lixo foi interrompida pela Biosanear, empresa que realiza o serviço.
A situação chamou a atenção das pessoas, visitantes que chegaram a Itabuna que é polo regional de comércio e serviços. José França Gomes,62 anos, morador de Ubaitaba, estava em Itabuna para uma consulta em uma clínica médica, foi tomar café em uma padaria no Calçadão da Rui Barbosa, uma das principais ruas do comércio da cidade e reclamou:
“ É muito triste ver Itabuna assim, muito lixo. Venho sempre e visito parentes, tenho visto a cidade andar para trás, são muitos buracos nas ruas e agora o lixo. Vejo que Conquista melhorou muito”, disse ele que acompanhado da esposa.
Na Avenida Cinquentenário, principal do comércio de Itabuna, o lixo estava acumulado nas portas das lojas. “ É muito ruim ver isso em Itabuna. Augusto esteve em minha casa pedindo voto para os candidatos dele”, disse Luiz Antônio Correia,49 do Santo Antônio que diz ter votado em candidatos a pedido do prefeito na última eleição, citando nominalmente Zé Alberto, Oto Alencar.