Faltando seis meses para o fim do governo e há menos de quatro meses para as eleições municipais, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que é candidato a reeleição, reinaugura nesta sexta-feira, dia 14 às 11 horas, o Restaurante Popular. A gestão informa que o equipamento foi requalificado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
De acordo com o informe da prefeitura, o imóvel estava fechado há quatro anos, por ação de vândalos que subtraíram fios de cobre, torneiras, um compressor e um motor de um refrigerador industrial.
A administração diz que para reabrir a unidade, a reforma seguiu as orientações da Coordenadoria da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária do município e ainda do Corpo de Bombeiros que pontuaram algumas necessidades mais urgentes: requalificação do teto, para conter as infiltrações, reposição do piso e das instalações elétrica e hidráulica e pintura externa e interna para a reabertura.
O novo secretário da Promoção Social e Combate à Pobreza, José Carlos Trindade, que assumiu recentemente após deixar a direção do Hospital de Base, afirma que Restaurante Popular é um importante instrumento para execução de políticas públicas nutricionais e de segurança alimentar no município, embora não seja a única.
O Restaurante Popular terá capacidade para oferecer até 600 refeições diárias no valor de R$ 3 de segunda a sexta-feira, entre as 11 e as 14 horas. A gestão da unidade será de uma empresa privada a empresa Célia Marina Dias dos Santos (J.S. Restaurante), de Vitória da Conquista, vencedora da licitação.