Pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PDT, o médico Isaac Nery, disse que o próximo prefeito de Itabuna terá um desafio muito grande: que é o de devolver a prefeitura ao povo de Itabuna. “Itabuna tem secretarias espalhadas por todo local. Ninguém sabe onde fica o gabinete do prefeito, nem os órgãos públicos”, assinalou.
“O segundo grande desafio é resolver o caos na área de saúde, dando condições aos profissionais de saúde, assegurando insumos e medicamentos, redimensionando as unidades de saúde, colocando médicos oito horas por dia, todos os dias da semana, pagando aos fornecedores em dia, para que a população tenha um atendimento digno. Vamos organizar o hospital de Base”, acentuou.
“Itabuna precisa de um prefeito que goste de cuidar de gente, que ame gente. Hoje não temos isso. Vamos criar unidade para atendimento de crianças com TDAH e autismo, capacitando uma equipe nos melhores centros do país para que sejam agentes multiplicadores”.
Aos lado de sua esposa, Sheyla Nery, suas duas filhas e seu pai, Isaac Nery pontuou outras questões, a exemplo da educação, geração de emprego e renda, cultura, meio ambiente, agricultura, zeladoria e de infraestrutura, acabar com os buracos da cidade e também a questão fiscal.
Para cada um dos problemas apresentou soluções, que, segundo ele, será construída ouvindo a população.
“Temos que investir em educação em tempo integral, buscando as melhores referências do país, dialogando com os professores. Com salas confortáveis, merenda de qualidade para melhorar o aprendizado. Queremos que o aluno se apaixone por sua escola. Vamos trazer as nossas universidades para participar do processo”, detalhou.
Para um plenário da Câmara lotado falou: “Com a duplicação da Ilhéus-Itabuna e do porto, temos que atrair empresários investindo em um centro de distribuição logística para dar empregos, pois estamos a apenas 26 quilômetros de Ilhéus, que vem ganhando grandes investimentos”, ressaltou.
“Vamos recuperar as estradas da zona rural para que a produção seja escoada, reduzindo o custo de transporte. Vamos promover um grande faxinaço na cidade para dar uma nova cara e beleza a nossa cidade.
A questão de infraestrutura e dos buracos vamos resolver zoneando a cidade. Fazendo um trabalho de qualidade em uma região para só a partir daí, partir para outro local”, expôs
Isaac Nery criticou a questão fiscal com o endividamento do município patrocinado pelo atual governo. “É inadmissível se tomar tanto dinheiro emprestado, gastando altos valores em praças, enquanto a população sofre com questões básicas a exemplo da saúde”, lembrou.
TRANSFORMAR A CULTURA
“Vamos transformar a cultura, investindo e valorizando os talentosos artistas locais. Vamos promover festas, mas não gastando milhões com os artistas de fora em detrimento dos artistas da terra como faz esse prefeito”, disse ele.
“Vamos valorizar o nosso comércio. Não se pode manter esse tributo como está. Esse prefeito aumentou o tributo em 150%, passando de 2% para 5% o ISS”, lembrou.
COMO VAI FAZER
Doutor Isaac disse como vai realizar os projetos: “A primeira coisa é acabar com os fantasmas, o cabide de emprego. Cuidar bem do dinheiro público, Retirar da folha de pagamento quem não trabalha. Sabemos que esse prefeito comprometeu o futuro de Itabuna, endividando o município. Vamos gerir o dinheiro com responsabilidade e eficiência, promovendo um ajuste fiscal para pagar essa dívida”, disse ele.
O PDT lançara 22 candidatos a uma vaga no legislativo municipal. Participaram do ato, o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), o presidente do União Brasil, ex-vereador Enderson Guinho, o vereador e pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PDT, Augustão, o presidente de honra do PDT, empresário Marco Wense e diversas pessoas da sociedade civil organizada.
Isaac disse que convidou o ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), o engenheiro Chico França, Capitão Azevedo para participação do ato.
Agradeceu a confiança do deputado federal Félix Júnior e do ex-deputado José Carlos Araújo, ao presidente do diretório local Fernando Netto e a equipe de campanha Moisés, Tiago, Marcos e demais.