Em uma reunião realizada no final de semana, o diretório do Partido Progressistas (PP)de Itabuna, retirou a pré-candidatura do empresário Neto Badaró à prefeitura de Itabuna. A reunião contou com a presença do secretário geral do partido na Bahia, ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro.
É a segunda desistência de pré-candidatos da legenda em grandes cidades do Sul da Bahia. Jabes Ribeiro anunciou no sábado sua desistência da sua pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus. O partido divulgou nota justificando a decisão. De acordo com o texto, Neto Badaró liberou a legenda para buscar um posicionamento para as eleições deste ano.
Considera também que a maioria dos pré-candidatos a vereador da legenda pediu que encaminhasse um diálogo com o prefeito Augusto Castro (PSD), candidato à reeleição, e a discussão do partido na campanha sucessória.
O Central de Política apurou junto a membros do diretório que Neto Badaró (PP), assim como uma parte do diretório deseja marchar com um candidato da oposição. Segundo esse membro, a decisão de marchar com o atual prefeito, atende a mais um interesse pessoal do presidente do partido, o empresário Roberto Minas Aço que têm créditos a receber do município e uma aproximação com o prefeito facilitaria o recebimento.
Roberto Minas Aço foi derrotado nas suas tentativas de chegar à prefeitura de Itabuna como candidato a prefeito e a vice de Capitão Azevedo. Neto Badaró vinha fazendo uma campanha propositiva e crítica ao governo de Augusto Castro(PSD) e conta com a simpatia do deputado federal João Leão e do secretário de Governo da prefeitura de Salvador , Cacá Leão.
Bastidores da política apontam que o deputado Eduardo Sales quer que a legenda volte para a base de apoio do governo do estado e entre no governo de Augusto Castro(PSD), onde está encaminhado a oferta da secretaria de Trânsito.