Pesquisa Eleitoral realizada pela Séculus Análise e Pesquisa, em Itororó divulgada nesta terça-feira (23), coloca o pré-candidato a prefeito de Itororó, Adauto Almeida, na frente.
De acordo com os dados levantados, num cenário estimulado, Dr. Adauto, como é conhecido, tem 60,09% das intenções de votos, contra 28,63% de sua concorrente, a também médica, Dra. Luciana Cunha. Neste mesmo panorama, 8,89% não souberam ou não quiseram opinar e 2,39% disseram que votariam nulo ou em nenhum.
Na modalidade espontânea – que é quando o pesquisador pergunta ao entrevistado em quem este votaria, sem citar os nomes dos pré-candidatos em disputa – Dr. Adauto aparece com 31,67% e Dra. Luciana com 22,99% das intenções de votos.
O estudo aponta ainda que 44,47% não sabem ou não quiseram opinar, 0,65% votariam em nenhum deles ou nulo e 0,22% citou que votaria em Dra. Nalva.
A Séculus também investigou a rejeição dos pré-candidatos à prefeitura da terra da carne de sol. Os analistas fizeram a seguinte pergunta: “E se os candidatos fossem esses, em quem o senhor ou a senhora não votaria de jeito nenhum?”.
Neste cenário estimulado, quando uma lista de pré-candidatos é apresentada ao eleitor, 56,18% disseram não votar em Dra. Luciana, 26,46% não votariam em Dr. Adauto,12,80% não sabem ou não opinaram e 4,56% em nenhum.
Sobre o resultado final das eleições, a Séculus fez o seguinte questionamento: “Independente da sua intenção de voto, quem o senhor ou a senhora acredita que ganhará a próxima eleição para prefeito de Itororó?” Cerca de 60,52% acreditam na vitória do pré-candidato Adauto Almeida, enquanto 28,20% acreditam no triunfo da pré-candidata Dra. Luciana Cunha e 11,28% não quiseram/souberam opinar.
Os pesquisadores da Séculos Análise e Pesquisa entrevistaram 461 pessoas, entre os dias 10 e 11 de julho, na sede do município e nos distritos do Rio do Meio e Itati. A pesquisa, que tem 95% confiança e margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrada no TSE-Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-08205/2024.
O levantamento foi encomendado e pago pela S2R Comunicação Ltda/Bahia Notícias.