Ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou em entrevista que o governo federal está analisando a reestruturação Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a maior instituição do Sul da Bahia. A reestruturação do órgão é uma das maiores reinvindicações da comunidade sul baiana.
Rui Costa pontuou a importância do órgão para a região e a lavoura cacaueira. “A região está vivendo um novo momento com o cacau, vamos trabalhar para revitalizar a Ceplac”, disse na entrevista à Interativa FM. A Ceplac não realiza concurso público há anos. Com novos servidores poderia revitalizar o órgão para oferecer assistência técnica aos produtores.
Duplicação da BR 101 e Novo aeroporto
Na entrevista o ministro falou de outras iniciativas do governo Lula, a exemplo de estudos para a duplicação da BR 101 na Bahia. Segundo ele, a obra pode ser executada através de um Parceria Público Privada-PPP, ou com recursos do orçamento da união.
Rui também abordou a construção de um novo aeroporto regional que pode ser instalado na rodovia Ilhéus-Itabuna, o que vai impulsionar o turismo e a logística no sul da Bahia. “O aeroporto de Ilhéus recebeu investimento no terminal de passageiros pela concessionária. Nós vamos construir um novo aeroporto na região”, prometeu.
O ministro discutiu a construção de um novo aeroporto em Porto Seguro, que é o segundo maior polo turístico do estado e um dos maiores do país.