O médico doutor Isaac Nery, do PDT (12), candidato a prefeito de Itabuna, garantiu em entrevista, que os itabunenses terão escolas climatizadas e em tempo integral. “Queremos que o filho do pobre possa ter um ensino de qualidade. Para isso, vamos fornecer três refeições por dia, valorizar os professores, trabalhar para que Itabuna tenha o melhor ensino da Bahia”, garantiu.
Formado em medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), doutor Isaac teve sua vida acadêmica sempre estudando em escola pública. Iniciou seus estudos no Colégio Ciso, depois ingressou em enfermagem na UESC, posteriormente retornou à mesma universidade para estudar medicina, onde se destacou como um dos melhores alunos. Após sua formação, atuou em diversos locais na área de medicina pública.
Durante a entrevista doutor Isaac lembrou que Itabuna apresenta atualmente baixos índice em educação em comparação com o restante da Bahia. Para melhorar no IDEB, o governo de doutor Isaac pretende dar ênfase à participação da família na escola, visando a redução da evasão escolar no município e a elevação do nível de aprendizagem.
Uma outra proposta é a implantação do Centro de formação dos professores que poderá ser descentralizado ou até mesmo com utilização de tecnologia que permita a capacitação à distância. “Vamos buscar as melhores práticas educacionais do Brasil e desenvolver parcerias com as nossas universidades”, assegurou.
As ações serão coordenadas para garantir integração entre elas. A educação especial terá um tratamento diferenciado com monitores qualificados.
O planejamento ainda inclui a melhoria do transporte escolar para alunos da zona rural e distritos, além da construção de quatro creches em locais de alta demanda infantil e a criação de um programa de capacitação técnica para jovens do ensino médio, com cursos focados na demanda da região sul.
“Nossa meta é transformar a educação a médio prazo, oferecendo alimentação balanceada fornecida pela agricultura familiar, estimulando o esporte de alto rendimento oferecendo oportunidades para aqueles que mais precisam”, pontuou.