O vereador petista Manoel Porfirio, mais votado na eleição do último domingo (6), está se consolidando como o candidato forte na disputa para presidência da Câmara de Itabuna, biênio 2025-2026. Ele já conta com o apoio declarado de sete vereadores.
Entre os apoiadores estão Eldon Orêa, Denilton Santos e Zói do Banco Raso, todos eleitos pelo Avante. Ricardo Xavier, do Cidadania e José Carlos da Saúde, do Solidariedade, já confirmaram apoio. Zé Alberto (PSB) e Paulinho do Banco (PCdoB) também seguiram a mesma linha. Espera-se que Wilmaci (PCdoB), a única representante feminina reeleita os acompanhe. Outro vereador, Babá Cearense (PP), lançou sua candidatura, mas até o momento nenhum vereador declarou apoio.
A Câmara de Itabuna é composta por 21 vereadores. A coligação do prefeito Augusto Castro (PSD), elegeu 17 vereadores, enquanto a que apoiou Fabrício Pancadinha conta com três, e a que apoiou Chico França elegeu um, o delegado Clodovil Soares (PL), que ainda não se manifestou. O PDT, que apoiou Isaac Nery, obteve quase cinco mil votos, mas não alcançou o quociente eleitoral.
Encerrada as apurações e comemoração das vitórias, começaram as articulações para o comando do legislativo municipal. Manoel Porfírio saiu a campo em busca de votos. Ao lado do deputado estadual Rosemberg Pinto, o Porfirio é tido como um dos fiadores dentro do PT para o apoio ao prefeito Augusto Castro.
Observadores pontuam que, os vereadores eleitos, muitos deles novatos, enxergam em Manoel Porfírio, aquele que melhor pode fazer a interlocução com o prefeito e o governo estadual. Ele contaria com a simpatia do chefe do executivo.