A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), instituiu o Comitê Gestor do Programa Primeira Infância no SUAS -Criança Feliz. A nomeação dos membros foi publicada nos Diário Oficial do município de terça-feira, dia 15.
Uma iniciativa do Governo Federal, o programa é executado pelos municípios. Em Itabuna, chegou em fevereiro de 2017 com o intuito de promover o desenvolvimento humano. Atualmente, o município atende 200 famílias e realiza até 400 visitas domiciliares por mês.
O Primeira Infância no SUAS -Criança Feliz visa acompanhar o desenvolvimento infantil integral na das crianças, apoiar as gestantes e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
O trabalho é feito por uma equipe de visitadores sociais, que vão aos domicílios para acompanhar as crianças de 0 a 6 anos, inclusive com atividades lúdicas.
“Todas as diretrizes são determinadas pelas entidades federais. O município tem uma coparticipação e nas visitas, sempre mantemos o diálogo com pais e tutores para saber se as vacinas estão em dia e o acompanhamento de pré-natal”, disse a supervisora municipal Programa Primeira Infância, Thamires dos Santos Silva.
O Comitê Gestor, que estava desatualizado, terá membros das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde, Educação, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania( FICC), e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O programa Primeira Infância no SUAS-Criança Feliz, tem é realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), de Ferradas, São Caetano, e Sinval Palmeira. “Quando completam três anos, as crianças são liberadas do Programa, mas se tiveram deficiência com laudo médico, permanecem até os seis anos”, frisa Thamires.