Hemoba e ONG Enaultinho Rocha promovem cadastro de medula óssea em Itabuna

0

A Fundação Hemoba e a ONG Enaultinho Rocha promovem a “Campanha Consciência de Ser Doador” de cadastro de medula óssea em Itabuna, no sul da Bahia. A ação será realizada no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia (Hospital Calixto Midlej Filho), nos dias 25/10, das 8h às 17h, e 26/10, das 8h às 12h. O objetivo é mobilizar e conscientizar os jovens dos municípios da região sobre a importância do cadastro e ampliar o número de possíveis doadores, já que a faixa etária para o cadastramento é entre 18 e 35 anos incompletos.

Para a Bahia, o Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de 9.244 cadastros por ano. Segundo dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), no estado há 213.491 pessoas cadastradas e 1004 que receberam o transplante, o maior número do Nordeste. Atualmente, no REDOME estão cadastrados 5.712.359 doadores, com uma média de 650 pacientes em busca de um doador não aparentado. As campanhas de cadastro de medula são uma das estratégias utilizadas para garantir uma cobertura adequada e abrangente de potenciais doadores em todo o país, levando em consideração o perfil étnico e dados demográficos para aperfeiçoar a identificação de doadores compatíveis.

ONG Enaultinho Rocha – A ONG foi fundada em 2014, em Itabuna, por seu presidente Enault Rocha, quando faleceu o seu filho Enaultinho Rocha, aos 33 anos, por causa da leucemia. Diagnosticado com a doença em 2012, morreu sem encontrar um doador compatível de medula óssea. Esta perda levou o pai a ser um militante, incentivador e divulgador da causa, tornando-se um grande parceiro da Hemoba. A ONG realiza campanhas educativas e de sensibilização sobre a importância do cadastro de medula óssea.

Quem pode se cadastrar – Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na Bahia, o cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue.

Leave A Reply

Your email address will not be published.