Operação Garra de Arquimedes: 15º BPM apreende quase 100 kg de drogas e 900 munições em Itabuna
O 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) intensificou as ações de combate ao tráfico de drogas em Itab
una, no sul da Bahia, com resultados expressivos nas últimas 24 horas. Como parte da Operação Garra de Arquimedes , as guarnições apreenderam quase 100 quilos de entorpecentes, 900 munições de calibres variados e um veículo roubado, além de equipamentos utilizados em atividades criminosas.
Na manhã de sexta-feira (22), uma denúncia anônima levou os policiais do bairro Daniel Gomes, onde uma área de mata era usada para esconder materiais ilícitos. Durante a operação, foram encontrados 51 kg de maconha, 5 kg de crack, 3 kg de ouro — uma droga sintética semelhante à maconha —, 500 g de cocaína e 900 munições de calibres como 9mm e 5,56mm. No mesmo local, também foram apreendidos um veículo roubado e um kit Roni, dispositivo que transforma pistolas em armamento semelhante a submetralhadoras.
Ainda na sexta-feira, outra denúncia anônima dirigida às equipes do bairro Corbiniano Freire, onde os policiais encontraram uma casa abandonada usada como depósito de drogas. No local, foram apreendidos 35 tabletes de maconha, totalizando 35 kg, além de duas balanças de precisão. Os entorpecentes estavam escondidos dentro de uma mala. Apesar das apreensões, nenhuma suspeita foi localizada.
Essas ações reforçam os esforços contínuos do 15º BPM, que já retirou mais de uma tonelada de drogas de circulação em 2024. Todo o material recolhido foi apresentado ao Plantão Central da Polícia Civil, que seguirá com as investigações para identificar e responsabilizar os envolvidos.
As operações fazem parte da estratégia da Operação Garra de Arquimedes , que busca coibir atividades criminosas e garantir maior segurança à população da região.