Ex-secretária municipal de Cidade Baiana é assassinada a golpes de canivete; filho está preso suspeito do crime
Aline Cunha estava na capital na companhia do esposo após tomar conhecimento que o filho que reside em Salvador supostamente tinha sofrido surto psicótico
A assistente social Aline Cunha, de 45 anos, morreu na segunda-feira (9) em Salvador. De acordo com relatos preliminares de pessoas próximas, ela estava acompanhada do esposo e do filho quando teria sido esfaqueada em circunstâncias que até então estão sendo esclarecidas pela polícia. As informações são do Notícias de Santaluz.
Porém, uma reportagem publicada no g1 na manhã desta terça-feira, 10, traz a informação que Aline foi morta a golpes de canivete, e que seu filho está preso como principal suspeito. De acordo com a família, ele tem histórico de surtos psicóticos.
Ainda de acordo com a reportagem, a Polícia Civil informou que, na ocasião Aline estava sentada no banco do carona e o marido dela dirigia o carro. O filho do casal, que é suspeito de cometer o crime, estava sentado no banco traseiro.
Durante a viagem, o suspeito pegou um canivete e golpeou a mãe no pescoço e nas costas. Aline foi socorrida pelo marido para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, mas não resistiu aos ferimentos.
Enquanto o pai socorria a mãe, o suspeito fugiu. Horas depois, ele se apresentou em uma unidade policial e contou à polícia que o pai havia atacado a mãe, versão foi descartada devido às circunstâncias do crime.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, já foi solicitada à Justiça a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva.
O Calila Notícias tomou conhecimento de forma extraoficial de que, o casal teria viajado de Santaluz para Salvador onde o filho reside, após ser informado que ele tinha sofrido o surto, no momento que estava levando o mesmo em busca de atendimento ocorreu o crime.
Trajetória como servidora pública e notas de pesar
Por quase duas décadas, Aline teve um papel importante na administração pública de Santaluz. Atuou nos governos dos ex-prefeitos Júnior do Max (2005-2012), Zenonzinho (2013 -2016) e Quitéria Carneiro (2017-2020), como gestora de cultura, depois como secretária de Cultura, Esporte e Juventude e, mais recentemente, como secretária de Assistência Social. Ela foi idealizadora de projetos como o “Toda Quarta Leitura na Praça”, que incentiva o hábito da leitura entre estudantes e crianças da comunidade.
“Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, ratificando nosso voto de pesar por essa perda irreparável”, declarou a ex-prefeita Quitéria Carneiro, por meio de nota.
A Prefeitura de Santaluz e o prefeito Dr. Arismário se manifestaram lamentando a morte e enviando condolências à família de Aline. “Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, rogando a Deus que conforte os seus corações e lhes concedam força para superar esta perda irreparável”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.
O vice-prefeito eleito, Joelcinho, também se solidarizou com a dor da família. “Neste momento de dor e consternação, deixo meus sinceros sentimentos aos familiares de Aline Cunha por seu trágico falecimento.”
A Secretaria de Educação e Cultura destacou a contribuição de Aline para a educação na cidade, especialmente com o projeto de leitura que deixou um legado importante para a comunidade.
CN | Notícias de Santaluz e g1/BA