Lula vence todos os cenários em 2026, aponta Genial/Quaest; saiba quem é favorito para substituí-lo

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como favorito em vários cenários na eleição de 2026, caso decida disputar a reeleição. Segundo uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), o petista venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros nomes da direita em todos os cenários simulados para um eventual segundo turno presidencial.

Cenários de Lula no 2º turno:

  • Contra Jair Bolsonaro: Lula venceria por 51% a 35%;
  • Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos): 52% a 26%;
  • Contra o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB): 52% a 27%;
  • Contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil): 54% a 20%.

Apesar do desempenho favorável, a pesquisa revelou que 52% dos eleitores acreditam que Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 45% defendem sua candidatura. Em outubro, o índice contra a reeleição do presidente era maior, com 58% contrários e 40% favoráveis.

E se Lula não concorrer?
Caso Lula opte por não disputar o pleito, o nome preferido para representar o governo seria o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). De acordo com o levantamento, Haddad também venceria todos os adversários testados:

Contra Bolsonaro: 42% a 35%;
Contra Tarcísio: 44% a 25%;
Contra Marçal: 42% a 28%;
Contra Caiado: 45% a 19%.
Por outro lado, se Bolsonaro, atualmente inelegível, não puder concorrer, o levantamento aponta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como o nome mais forte da oposição para enfrentar Lula.

Arrependimento e avaliação do governo
A pesquisa também avaliou o índice de arrependimento dos eleitores em relação ao terceiro mandato de Lula. Em dezembro de 2024, 10% dos eleitores afirmaram se arrepender de ter votado no petista, um aumento em relação aos 6% registrados em dezembro de 2023. Já 84% disseram não se arrepender, ante 88% no levantamento anterior.

Com informações Bnews.

Leave A Reply

Your email address will not be published.