Disputa acirrada pela Presidência da Câmara de Vereadores de Feira de Santana envolve os grupos de Zé Ronaldo e Zé Neto

0

De um lado Marcos Lima, do Grupo de José Ronaldo (União Brasil) , do outro, Yuri Guimarães (PP), ligado a Zé Neto(PT)

A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana se torna um dos maiores embates políticos da cidade nos próximos dias. De um lado, Marcos Lima, vereador e representante do grupo do prefeito eleito José Ronaldo (União Brasil), reafirma sua posição em defesa da presidência. “Não abrirei mão. Estamos com um grupo forte ligado a José Ronaldo”, declarou Lima durante a cerimônia de diplomação, em 16 de dezembro.

Do outro lado, Yuri Guimarães, empresário e presidente do PP em Feira de Santana, articula uma chapa oposicionista. Guimarães fez parceria com o candidato Zé Neto (PT) na última eleição e agora busca uma nova candidatura para a presidência. Inicialmente, a liderança da chapa oposicionista estava com o Pastor Valdemir, também do PP, alinhado a José Ronaldo. No entanto, Jorge Oliveira, do PRD, emergiu como o novo nome para encabeçar a oposição. Oliveira, que se elegeu vereador com uma votação modesta de 2.247 votos após 24 anos desde sua primeira eleição, conta com o apoio de alguns vereadores eleitos da base de Zé Ronaldo, como Zé Curuca, Zé Carneiro e Jurandir Carvalho.

A base aliada de José Ronaldo permanece unida e determinada em apoiar Marcos Lima. Entre os vereadores que se alinharam à candidatura de Lima estão Eli Ribeiro, Marcus Carvalhal, Lu de Rony, Pedro Américo, Lulinha da Gente, Ron do Povo, Gerusa, Galeguinho e Edivaldo Lima. Esse grupo se reuniu na noite de terça-feira, 17, para alinhar estratégias e fortalecer sua união em busca da presidência.

Uma dúvida que surge é como o prefeito eleito José Ronaldo reagirá ao comportamento de alguns vereadores que, apesar de se dizerem aliados, mantêm cargos na administração municipal. É o caso de Zé Curuca, de Humildes, cuja lealdade ao grupo de José Ronaldo está sendo questionada. A incógnita é se Curuca manterá seu prestígio ou se os suplentes Fabiano da Van e Carlinhos Cabeção, recentemente diplomados, poderão ocupar esses cargos.

Na última legislatura, a presidência esteve sob a liderança da vereadora Eremita Mota. Segundo Zé Carneiro, Eremita enfrentou constantes embates políticos e pessoais e frequentemente afirmava que Yuri Guimarães tinha influência sobre a presidência, travando projetos do Executivo na Câmara. Agora, surpreendentemente, Carneiro se alinha ao candidato apoiado por Yuri para a presidência.

Com as articulações políticas em curso e as tensões entre os grupos crescendo, o cenário político em Feira de Santana promete se intensificar nas próximas semanas. A expectativa é alta para saber qual grupo sairá vitorioso nesse embate decisivo e quais serão as implicações para a administração municipal sob a liderança de José Ronaldo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.