
A tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, um dos eventos mais esperados do calendário festivo de Itabuna, contará com um planejamento estratégico minucioso para garantir a segurança e a organização dos participantes. Em entrevista ao programa Central de Política, o secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Matos, detalhou as ações previstas para a festa, que envolve diversas secretarias municipais e uma ampla estrutura de monitoramento e fiscalização.
Segundo Matos, a segurança do evento não se limita apenas à prevenção e repressão de delitos, mas também abrange medidas para evitar incidentes sociais e acidentes. “A segurança envolve diversas frentes, como a disposição de banheiros, a localização do SAMU e a atuação da Vigilância Sanitária. Tudo precisa ser pensado estrategicamente para garantir um ambiente seguro para todos”, destacou.
A SESOP é responsável pelo credenciamento e alocação dos ambulantes, além da fiscalização do trabalho desses profissionais. Para organizar melhor o comércio informal, serão entregues credenciais com QR code para cada ambulante cadastrado. As áreas foram divididas por segmentos: food trucks ficarão próximos ao Banco Santander, os vendedores com isopores serão alocados na Praça Adami, ao redor do trio elétrico, e barracas de bebidas – os “capetas” – estarão distribuídas em pontos estratégicos.
Sobre a circulação de bebidas e objetos no evento, o secretário reforçou que não há impedimento legal para o uso de coolers, mas levem bolsas térmicas. “O uso de coolers grandes atrasa a revista de segurança, onde já encontramos itens perigosos e até roubados. Para garantir um fluxo melhor de pessoas, orientamos que os participantes optem por recipientes menores”, explicou. Além disso, itens pérfuro-cortantes e garrafas de vidro estarão terminantemente proibidos, sendo permitidas apenas garrafas plásticas.