
Um debate promovido pelo Central de Política sobre paredões-um sistema de som de alta potência, acoplado em carros ou reboques-, bateu recorde de audiência e interações pelas redes sociais do programa na manhã deste sábado (22).
Participaram das discussões os vereadores Erasmo Ávila (PSD) e Clodovil Soares (PL), com mediação do radialista Neto Terra Branca e do advogado Ruy Corrêa.
Durante o programa o vereador Clodovil Soares, que é delegado da Polícia Civil, disse que vem recebendo muitas queixas e reclamações de moradores sobre a questão.
Ele propõe um aprofundamento da discussão com posterior regulamentação pela Câmara Municipal de Vereadores.
Relatou que a Polícia Militar recebeu mais de mil ligações com reclamação do uso de paredões.
“Essa questão tem gerado stress e prejudicado a saúde das pessoas que precisam do sono, do descanso para trabalhar no outro dia “, disse.
Já o vereador Erasmo Ávila apontou a importância da questão econômica dos paredões.
Segundo ele, são 40 empresários equipamentos de som(paredões)em Itabuna, envolvendo cerca de 200 familias.
Erasmo Ávila avalia que as festas geram receitas a famílias de baixa renda, pontuando festas tradicionais com mais de 20 anos como ” As Muquiranas” do Nova Ferradas .
“Eu tenho ajudado essas pessoas toda a cidade sabe. Proponho que haja discussão com a regulamentação “, disse o vereador.
Comentarista do programa, o advogado Ruy Corrêa, abordou a questão legal sobre a altura, número de decibéis e locais do seu uso.
Para Ruy Corrêa o caminho é a regulamentação e uma maior fiscalização por parte do Poder público.
O jornalista Gilvan Rodrigues apontou a situação da altura, e o uso de forma indiscriminada desses equipamentos até as madrugadas, perturbando o sono de idosos, animais e autistas que tem alta sensibilidade a sons altos.
O comunicador Otávio Júnior, trouxe a situação de Itajuípe, cidade próxima a Itabuna, onde o uso de paredões teve intervenção do Ministério Público Estadual.
O apresentador do Central de Politica, Neto Terra Branca comemorou o resultado. ” Estamos prestando um serviço a sociedade. Pelas redes sociais e no aplicativo de mensagens foram muitas as manifestações dos ouvintes”, disse o âncora.
Paredões
Paredão são equipamentos de som de alta potência, que podem atingir 10.000 Watts de potência, e até 100 decibéis de intensidade sonora . São normalmente acoplados a carros ou reboques. Conhecidos por tocar funk, piseiro, arrocha e pagodão, é muito comum nas periferias e no interior do país.
Apresentado por Neto Terra Branca e com comentários de Ruy Corrêa, o Central de Política vai ao ar todos os sábados, das 8h às 10h da manhã, na Interativa FM, trazendo um resumo da semana, com reportagens, debates e comentários. O programa está aberto à participação do público, que pode ligar ou enviar perguntas pelo WhatsApp (73) 98886-6407 e interagir pelas redes sociais.
O Central de Política pode ser sintonizado na frequência FM 93,7, pelo aplicativo da emissora, disponível para download, ou pelo sistema de rádios na internet.