
O município de Itabuna lançará um Programa de Arborização Urbana, que irá beneficiar as principais vias da cidade e também a BR 101, que corta o município. A informação foi confirmada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, João Carlos Oliveira (PSB), em entrevista ao programa Central de Política, na Interativa FM, no último sábado (21).
Durante a entrevista, o secretário foi questionado sobre iniciativas para reduzir o calor intenso na cidade por meio do plantio de árvores. Ele explicou: “Estamos estudando e contando com um dos maiores especialistas do setor para implementar um grande programa de arborização urbana. Nosso objetivo é plantar novas árvores, mais resistentes, e substituir as existentes”, garantiu.
João Carlos destacou que se inspirou em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, onde as ruas foram arborizadas com Quaresmeiras, Ipês e outras espécies de plantas. Ele mostrou fotos do local e afirmou que a mudança tornou a cidade mais bonita e agradável. A Quaresmeira é uma árvore nativa do Brasil, de porte médio, com flores roxas ou rosas. É indicada para calçadas, avenidas, praças e jardins. Já o Ipê é uma árvore grande, de raízes profundas, que não danifica calçadas.
.
O secretário também apontou que, em Itabuna, a principal avenida de acesso à cidade, a Amélia Amado, ainda não possui nenhuma árvore, o que considera inadmissível. “Plantar coqueiros não é a solução. A última vez que tivemos um programa de arborização foi durante o governo de Ubaldo (Dantas- ex-prefeito),”, lembrou.
Especialistas afirmam que vias arborizadas podem reduzir a temperatura local em até três graus Celsius. O professor de Matemática, Beto Dourado, ressaltou que a arborização traz uma melhoria no bem-estar da cidade e que estudos demonstram que carros de cores escuras aumentam a temperatura externa e interna dos ambientes. “Carros a sombra melhoram o bem estar”, assegura.
Além de falar sobre o programa de arborização, João Carlos participou do Central de Política para anunciar a distribuição de sementes e alevinos para associações rurais do município.