
A Câmara de Itabuna promove na próxima quarta-feira, às 18 horas e 30 minutos uma audiência pública sobre o Desenvolvimento Econômico de Itabuna.
O evento foi solicitado pelo vereador Zé Alberto (PSB), que vem fazendo a convocação através das redes sociais.
Ele considera que esta “será uma oportunidade de ouvir e debater soluções para alavancar o ambiente de negócios da nossa cidade, com a participação de toda a sociedade”.
O debate é oportuno, uma vez que Itabuna tem segundo o último censo 186.708 mil habitantes, o que a coloca com a 161ª cidade do país em termos de população.
O problema é que Itabuna tem uma renda per capita de R$ 20.000, o que a deixa em 63ª colocação entre os 417 municípios da Bahia e em 3.179º lugar entre os 5.570 municípios do pais.
Vale lembrar que hoje, segundo dados do IBGE, 39% da população vive do Bolsa Família, com uma renda média inferior a R$ 700 reais, ou seja, menos da metade do salário mínimo.
A cidade funciona como um importante polo regional e um centro de comércio e serviços, com destaque para os setores de educação e saúde do sul da Bahia, que tem influência numa área de mais de três milhoes de habitantes. Hoje 84% das riquezas geradas no município sao geradas pelo setor de comércio e serviços, ficando 15% com o segmento indústrial e agricultura produz apenas 1% do PIB, sem se beneficiar sequer com o aumento dos preços do cacau no mercado internacional.
Texto: Kleber Torres- jornalista Colaborador