
Antes aliados, o ex-prefeito de Buerarema, Vinicius Ibrann (União Brasil), e o atual prefeito Gel da Farmácia, também do mesmo partido, estão protagonizando uma verdadeira “Guerra de Outdoors”.
O embate é sobre quem ocupa a liderança e o tamanho da sua influência. A placa de Vinicius traz uma mensagem de parabéns em seu dia, destacando o “Legado forte que inspira toda a região”. O material, assinado por familiares e amigos de Itabuna, Ilhéus e região, busca evidenciar que a força política do ex-prefeito ultrapassa os limites de Buerarema.
Mais modesto, o empresário Gel da Farmácia, que tem se aproximado do governador petista Jerônimo Rodrigues, tenta reforçar sua relação com o mandatário do estado. Seu outdoor traz a mensagem “Governador, Seja Bem-Vindo”, com a promessa: “Juntos Vamos Construir um Futuro Melhor para Buerarema”.
Após anos de isolamento político no cenário estadual, Buerarema recebeu recentemente o governador com a promessa de novos investimentos. Com as eleições se aproximando no próximo ano, é possível que os dois grupos, que antes eram “amigos de infância”, se dividam na disputa estadual. “Vinicius quer mandar. Gel não quer ser mandado”, conta um ex-vereador que transita em ambos os grupos.
Vinicius Ibrann, que foi nomeado secretário da Casa Civil em Ilhéus pelo grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, tem planos mais ambiciosos. Ele almeja a candidatura a deputado estadual e enfrentará a concorrência do atual deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), que ainda é fiel ao ex-prefeito soteropolitano, que pode ser candidato ao governo do estado. Além disso, o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), que apoiou o atual chefe de Vinícius, o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (UB), também será um concorrente.