
O Centro de Cultura Adonias Filho (CCAF), será o palco da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, no fim de semana, dias 04 e 05 de abril. O evento terá início na sexta-feira (04), às 19 horas, e no sábado (05), acontecerá das 7h30 às 18h.
O evento é uma iniciativa é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do estado (SEPROMI), em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), também apoia a realização da atividade.
Considerada de grande importância para a promoção da igualdade e o respeito às tradições de matriz africana, a Caravana busca fortalecer a formação e qualificação sobre os direitos dos povos de terreiro, combatendo o racismo religioso e todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância.
Criada em 2023, a iniciativa oferece conhecimento e suporte às comunidades tradicionais, promovendo debates e ações concretas para garantir a proteção e o reconhecimento desses povos na sociedade.
A iniciativa leva conhecimento e suporte às comunidades tradicionais, promovendo debates e ações concretas para garantir a proteção e o reconhecimento desses povos na sociedade.
O evento contará com palestras, debates e orientações jurídicas, abordando temas fundamentais para a defesa dos direitos das religiões de matriz africana. A participação da Defensoria Pública reforça o compromisso com a garantia de direitos e o acesso à justiça para todos.
A Caravana convida toda a comunidade a participar desse movimento em prol do respeito e da igualdade. Ressaltando que a luta contra a intolerância religiosa e o preconceito exige conscientização e engajamento, pontuando que o evento é uma oportunidade única para ampliar o debate e fortalecer a causa.
Data e local:
04 e 05 de abril de 2025
Centro de Cultura Adonias Filho, Itabuna