
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, anunciou que, até o final de maio, começará uma série de viagens pelo interior do estado, iniciando por Ilhéus, no sul da Bahia, que é governada por seu aliado Valderico Júnior (UB).
A informação foi compartilhada em uma entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (8). Segundo ele, o objetivo é estabelecer um contato direto com a população, ouvir suas demandas e apresentar as propostas e projetos do partido para o futuro da Bahia.
“O ano de 2025 vai ser um ano de articulação política, de conversa com os partidos, com as lideranças e prospecção e identificação de potenciais candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, mas também um ano principalmente de muito diálogo direto com a população e um contato permanente com o cidadão baiano, levando essa mensagem de esperança para o futuro”, afirmou.
ACM Neto tem enfrentado diversas críticas de aliados, ex-aliados e até de membros de sua família, como seu primo, o empresário Luiz Eduardo Magalhães Neto. Eles expressam insatisfação com a postura distante do ex-prefeito em relação aos aliados e a maneira como tem conduzido o processo político. Em vez de buscar a aproximação e propor ideias, ele tem feito críticas contundentes aos seus aliados.
Um exemplo de liderança que se afastou de ACM Neto é o prefeito de Luiz Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (UB), que tem criticado a postura do ex-prefeito. Segundo Marabá, em vez de promover a coesão, ACM Neto tem atacado possíveis aliados, incluindo figuras da oposição.
Na entrevista, ACM Neto destacou que seu partido, o União Brasil, saiu fortalecido na última eleição, governando um número maior de pessoas no estado, com uma vantagem “bem larga” sobre o PT, seu principal adversário. “Sinto que, no coração dos baianos, há um desejo de mudança. Esse sentimento está crescendo muito e queremos traduzir isso em ideias e projetos para o futuro da Bahia”, concluiu.
Perda de lideranças
No sul da Bahia, região onde ACM Neto iniciará sua maratona eleitoral, ele tem perdido importantes aliados, como o deputado estadual Fabrício Pancadinha (Solidariedade), candidato a prefeito de Itabuna, o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que foi preterido por Neto na eleição, e o prefeito de Buerarema, Gel da Farmácia (UB).
Pesquisa
A mais recente pesquisa sobre o cenário eleitoral para 2026, realizada pela Quaest, mostrou ACM Neto (UB) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em um empate técnico, com 42 a 38. Em 2022, ACM Neto saiu com uma vantagem significativa nas pesquisas e quase viu Jerônimo Rodrigues liquidar a fatura no primeiro turno, vencida no segundo turno pelo governador.