Dom Jaílton de Oliveira Lino, Bispo da Diocese de Itabuna, é o entrevistado do programa Central de Política deste sábado (19)

0

O programa Central de Política, deste sábado (19), traz como entrevistado o Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Jaílton de Oliveira Lino.

A entrevista será conduzida pelo apresentador Neto Terra Branca, com comentários do advogado Ruy Corrêa e participação do jornalista Gilvan Rodrigues.

O programa vai ao ar, das 8h às 10h, pela rádio Interativa FM 93,7, também pode ser ouvido pelo aplicativo da emissora disponível para download na Internet.

Dom Jaílton, que assumiu a Diocese de Itabuna em 5 de abril deste ano, formada por 19 municípios, vai abordar temas como a Semana Santa, uma das celebrações mais importantes para os católicos. A Semana Santa reúne fiéis de todo o mundo em momentos de oração, reflexão, meditação e devoção. A celebração rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme a tradição cristã.

Natural de Feira de Santana, na Bahia, Dom Jaílton atuou anteriormente como Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas, no extremo sul do estado. Ele também vai falar sobre as primeiras iniciativas adotadas pela Diocese de Itabuna e os desafios que enfrenta ao liderar uma grande área territorial eclesiástica.

A posse de Dom Jaílton, que ocorreu em um evento bastante prestigiado, contou com a presença de autoridades, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e prefeitos dos municípios que integram a diocese.

A Trajetória de Dom Jaílton

Dom Jaílton de Oliveira Lino, de 60 anos, nasceu em Feira de Santana no dia 28 de janeiro de 1965. Em 30 de outubro de 2024, foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Itabuna, cargo que exerceu também em Teixeira de Freitas. Em 25 de fevereiro de 2025, o Papa Francisco anunciou sua nomeação como Bispo titular da Diocese de Itabuna.

Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Dom Jaílton também possui Mestrado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana.

Membro da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência (PSDP), Dom Jaílton exerceu diversas funções na congregação, incluindo vice-provincial, mestre dos noviços, delegado provincial e ecônomo provincial em Porto Alegre. Em 15 de novembro de 2017, foi nomeado Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, cargo que assumiu em 9 de fevereiro de 2018, e no qual permaneceu por quase oito anos.

A Diocese de Itabuna

Dom Jaílton assume a liderança de uma diocese composta por 35 paróquias divididas em três foranias: Centro, Norte e Sul. A Diocese abrange 19 municípios: Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Jussari, Arataca, Camacã, Pau Brasil, Mascote/São João do Paraíso, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Potiraguá, Itororó/Rio do Meio, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí e Itapé.

A diocese atende uma população de cerca de 500 mil pessoas, com aproximadamente 222 mil católicos. Dom Jaílton será auxiliado por 32 padres diocesanos e 8 padres religiosos em sua missão pastoral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?