
O município de Pau Brasil, situado no sul da Bahia, celebra neste sábado (19) seus 63 anos de emancipação política.
A data é marcada pela realização de uma Feira de Agricultura Familiar e pela homenagem a diversas personalidades que têm contribuído ou continuam a desenvolver serviços em prol do município.
Até o dia 21 de abril, também ocorre a tradicional Micareta de Pau Brasil, que traz atrações locais e regionais.
A Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária reúne pequenos produtores, que apresentam produtos derivados da agricultura familiar, principal base econômica do município.
Pau Brasil, que carrega o nome da árvore que dá origem ao nome do país e abriga uma grande população de povos tradicionais, aproveita a ocasião para prestar homenagens a figuras importantes para o seu desenvolvimento. Durante o evento, foram entregues a Comenda Nega Pataxó e títulos de Cidadão de Pau Brasil.
Entre as personalidades agraciadas, a Comenda Nega Pataxó foi concedida ao escritor e jornalista Daniel Thame, que há décadas é radicado na região e contribui para o desenvolvimento local. A comenda é uma iniciativa do vereador Elder Almeida (PT), conhecido como Nego Elder.
Foram ainda concedidos Títulos de Cidadão de Pau Brasil a diversas personalidades, como o médico Fernando Alves Pereira Júnior, diretor do Hospital de Base de Itabuna, a secretária estadual de Educação Roberta Santana, e a secretária de Saúde da Bahia, Rowena Brito. Também foram homenageados com o título o presidente da AMURC, Elder Fontes, o advogado Pedro Lousado, o empresário Fabrício Batista, o engenheiro Saulo Pontes, superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, além dos ex-vereadores Alisson França e Dhon Gás.
O prefeito de Pau Brasil, Robson Venâncio Nascimento (PT), comemorou o marco: “Temos muito a celebrar. Nosso município é relativamente novo, mas já se desenvolveu bastante. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir mais progresso. Deus está no comando, e com sua ajuda vamos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou, destacando os quatro meses à frente da administração municipal.
Já o presidente da Câmara Municipal, Acácio Miranda, compartilhou sua satisfação: “O povo está mais feliz. Superamos tempos difíceis. A alegria do povo é a verdadeira comemoração do aniversário de nossa cidade”, declarou.
O vereador Nego Elder também destacou a importância das festividades: “Temos muitos motivos para celebrar, mesmo diante das dificuldades. Estamos realizando a Fesol, a Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, importante política pública dos governos Jerônimo e Lula com a apresentação dos produtos locais, que são a base do nosso município. Este evento também simboliza a luta dos povos indígenas, com a entrega da Comenda Nega Pataxó, em homenagem à professora Maria de Fátima Muniz, conhecida como Nega Pataxó, que dedicou sua vida à causa indígena”, disse.
