
Em entrevista ao programa Jornal da Interativa, da rádio Interativa FM, nesta quinta-feira (24), o ex-vice-prefeito de Itabuna e atual superintendente de Economia Solidária da Bahia, Wenceslau Júnior, afirmou que o PCdoB terá um representante de Itabuna na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir de 2027.
“Em 2027 o PCdoB terá um representante de Itabuna na Assembleia Legislativa”, garantiu Wenceslau, que atualmente integra a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado.
Durante a entrevista, o dirigente destacou o protagonismo da Bahia no cenário nacional da economia solidária. “A Bahia hoje é referência no país. Gilberto Carvalho, responsável pela área no governo Lula, reconhece isso. Temos levado nossa experiência para o mundo”, afirmou. Wenceslau também anunciou que o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Itabuna será transferido para um novo espaço na Praça Camacã, no centro da cidade.
Relação com o governo municipal
Wenceslau também respondeu perguntas dos ouvintes, entre elas sobre a relação do PCdoB com o governo Augusto Castro. Indagado sobre as tensões com sindicatos ligados ao partido, como o Sindiacs, e se isso tem causado desconforto político, o dirigente minimizou os atritos.

Segundo ele, o PCdoB ocupa atualmente dois cargos na administração municipal: Marcos Kiko na Superintendência de Emprego e Renda e o advogado Leonício Guimarães na Secretaria de Educação. Mesmo contando com dois vereadores na Câmara, o partido aguarda o cumprimento de um acordo com o governo para a criação de uma secretaria específica para dialogar com a Setre.
Wenceslau também saiu em defesa da ex-secretária de Educação, Adriana Tumissa, filiada ao partido. “Adriana cumpriu bem seu papel, fez eleição para diretores, reformou escolas. Todos sabem das dificuldades da educação em Itabuna. Rosivaldo, que hoje está à frente da pasta, conhece bem essa realidade”, disse.
Atualmente, o PCdoB é representado na Câmara Municipal de Itabuna pelos vereadores Paulinho do Banco e Wilmaci Oliveira.