A 7ª edição da Festa Literária de Ilhéus (FLI) começou nesta quarta-feira (13) e seguirá até sexta-feira (15) no Centro de Convenções, oferecendo uma série de atividades culturais, incluindo debates, apresentações artísticas e atrações para o público de todas as idades.
A coordenadora-geral do evento, jornalista Vanessa Dantas, destacou a importância da parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) na consolidação do evento. “Nossa coordenação chega para somar com eles”, afirmou.
O presidente da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, ressaltou que o evento reforça as políticas culturais do Governo da Bahia, promovendo o contato da literatura com outras expressões artísticas e incentivando a educação de jovens baianos. Segundo ele, a FLI oferece à juventude “a perspectiva de sonho, de utopia e de uma cultura de paz”.
Presente na abertura, o deputado estadual Rosemberg Pinto apontou a relevância de Ilhéus para a cultura baiana e destacou o potencial da FLI em integrar o circuito nacional das feiras literárias. “Faltava um evento literário à altura da cidade. Acredito que a Festa Literária de Ilhéus se tornará uma das maiores do Brasil”, disse.
Com um legado significativo, a ex-reitora da Uesc e ex-secretária de Educação da Bahia, professora Adélia Pinheiro, celebrou o crescimento do evento e ressaltou a interação do público com as diversas formas de leitura e arte. “O que nos une aqui é a possibilidade de enriquecer nosso olhar sobre o mundo e a vida”, afirmou.
Entre os convidados mais esperados desta edição está o filósofo e ambientalista Ailton Krenak, que participa de duas atividades nesta quinta-feira (14), a primeira, às 9h, na Flizinha, e a segunda, às 18h, no Espaço Jorge Amado. O evento oferece total acessibilidade, com tradução simultânea em Libras, audiodescrição, e espaços adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
A Festa Literária de Ilhéus é realizada pela Sarça Comunicação, com apoio do Governo da Bahia e da Uesc, em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e outros órgãos. A programação completa pode ser acessada no perfil oficial da FLI no Instagram: @fli_oficial.