Pit-Stop e Bate-papo marcam o Dia Doador Nacional de Sangue no Hospital de Base em Itabuna

0

A Agência Transfusional do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu, nesta segunda-feira (25), uma ação especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento teve como foco conscientizar acompanhantes de pacientes, estudantes da área da saúde e colaboradores sobre a importância da doação.

A programação incluiu visitas às enfermarias, com bate-papos educativos e sorteio de brindes. No auditório do hospital, a coordenadora da Agência Transfusional, Fátima Nicácio, abordou a relevância da doação de sangue e explicou a rotina da equipe de transfusões. Ela ressaltou a dependência do hospital por doações, especialmente para atender vítimas de acidentes graves, como os casos de feridos por arma de fogo ou branca. “A demanda de sangue é sempre grande e quem suprir essa necessidade são os doadores”, afirmou.

O médico Paulo Melo, da Agência Transfusional, destacou que, apesar dos avanços no Brasil, a quantidade de doadores ainda está abaixo do ideal. “A média brasileira está entre 1% e 3% da população, enquanto o ideal seria de 15 a 20 doadores por mil habitantes”, disse. Ele também reforçou a importância da doação contínua, especialmente entre os jovens, que podem se tornar doadores regulares a partir dos 18 anos.

Atualmente, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) recebe menos de duas mil doações mensais, sendo que o HBLEM consome cerca de 450 bolsas de sangue desse total. O evento ressaltou a importância da doação como um ato altruísta e essencial para salvar vidas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.