A lista com os nomes dos servidores efetivos e aposentados que estão no Programa de Desligamento Voluntário(PDV), da prefeitura de Itabuna, vazou pela Internet. Nela, consta centenas de nomes de servidores que serão afastados pela administração municipal. O edital de notificação 02/2024 é assinado pelo prefeito Augusto Castro e pelo secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo de Carvalho, é datado no dia 27 de novembro.
Foi nesse dia que o projeto do PDV foi votado em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, realizada pela manhã, presidida pelo vereador Sivaldo Reis (PSD), do mesmo partido do prefeito e sem comunicação prévia ao Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMPI).
A votação gerou revolta provocando uma nota de repúdio do SIMPI. Todo esse processo acontece dois meses após as eleições, quando o atual prefeito obteve a reeleição. A categoria se sente traída pelo prefeito, pois votou em massa na sua reeleição acreditando nas promessas de campanha.
O edital de notificação determina um prazo de dez dias para que os servidores apresentem documentos, como comprovação de ingresso no serviço público em período anterior a cinco de outubro de 1983, cinco anos antes da promulgação da Constituição de 1988, e comprovação de ingresso no serviço público, por meio de concurso público e posse no respectivo cargo.
Este Central de Politica entrou em contato com a prefeitura para comentar a lista. Até o fechamento do texto não obtivemos resposta. As informações serão acrescentadas à matéria.