CAIXA amplia medidas de apoio à população do litoral norte de SP
A partir desta quinta-feira (23), a CAIXA amplia o apoio e anuncia uma série de medidas em apoio aos municípios paulistas de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Atingidas por fortes chuvas, as cidades tiveram situação de calamidade reconhecida pelo Governo Federal.
Entre as principais medidas, estão a ampliação dos horários de atendimento nas agências do banco, a antecipação do pagamento de benefícios sociais e a pausa nos contratos habitacionais. O banco vai prestar assessoria técnica às prefeituras e vai oferecer condições especiais aos clientes.
A partir desta sexta-feira (24), todas as agências da CAIXA vão abrir uma hora mais cedo, às 9h, para atendimento à população.
Em relação aos benefícios sociais, o banco está auxiliando as autoridades locais para agilizar a liberação do Saque Calamidade do FGTS aos trabalhadores. Após a liberação, a população poderá realizar o saque de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Sobre o Auxílio Brasil, a CAIXA vai realizar o pagamento antecipado do benefício. Todas as famílias beneficiárias terão acesso aos recursos no dia 20 de março, primeiro dia de pagamento, independentemente do final do NIS. As famílias que ainda não sacaram a parcela de fevereiro também estão com os valores disponíveis, independentemente do final do NIS.
Outra medida anunciada é a possibilidade de pausar em até 90 dias os contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. A pausa deve ser solicitada nas agências do banco. As prestações são incorporadas ao saldo devedor dos clientes.
Em assistência aos municípios, a CAIXA vai disponibilizar equipe técnica, para a operacionalização de repasses de recursos e para o trabalho social. As prefeituras poderão contar ainda com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pela CAIXA.
A CAIXA vai disponibilizar aos hospitais da região, conveniados do SUS, linha de crédito com carência de até 6 meses e possibilidade de pausa nas prestações. Para os clientes pessoa física e pessoa jurídica, o banco vai oferecer condições especiais em linhas de crédito. Dentre as condições, está o CDC com carência de até 60 dias e até 60 meses para amortização.
Por fim, a CAIXA Seguridade vai reforçar a equipe da Central de Atendimento para sinistros e assistência para atendimento aos moradores. Para acionamento de sinistros, os clientes dos municípios terão fluxo facilitado, com documentação simplificada.
Os canais digitais de atendimento são o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), o Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, Auxílio Brasil. Todas as opções podem ser consultadas no endereço: www.caixa.gov.br/atendimento.
Fonte: Brasil 61