Homenageado, capelão pede ajuda aos que tem fome: “Tirem o dinheiro do bolso”

0

Coordenador nacional social da Unipas Capelania Internacional, o pastor evangélico Carlos Alexandre dos Santos, mais conhecido como Xandy Capelão, recebeu na noite de ontem (30), da Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Eremita Mota (PSDB), duas importantes honrarias: a Comenda Maria Quitéria e o título de Cidadão Feirense. A sessão solene foi prestigiada por lideranças evangélicas de várias denominações, autoridades, familiares e amigos do homenageado.  A Capelania é uma organização de nível mundial responsável por ações solidárias, atuando principalmente, em hospitais, unidades prisionais, escolas e outros ambientes onde pessoas necessitam de apoio espiritual e também de produtos de subsistência. 

Após receber o título de Cidadão Feirense e a Comenda Maria Quitéria, o capelão, responsável pela ONG SOS Humanos – Vidas Importam,  subiu à Tribuna Maria Quitéria para fazer seu pronunciamento. Contou sobre a chegada da família à Bahia, vinda do Rio de Janeiro, quando ele tinha apenas três meses de idade.  A Comenda e a Cidadania ele disse dedicar aos colaboradores da Capelania, no Brasil e no mundo, bem como às pessoas beneficiadas pela instituição: “represento, aqui, os famintos desta cidade”. Em seguida, conclamou aos feirenses a colaborar com o trabalho social da Unipas, apelando para que “tirem o dinheiro do bolso” em socorro aos que não tem com o que se alimentar.

Vinculado religiosamente à Igreja Batista Alvorada, a qual se integrou ainda na juventude e nela se encontra até os dias atuais, diz não fazer distinção entre os que buscam ajuda, “sejam católicos, espíritas ou praticantes de religiões de matriz africana”. Considera que o importante é alcançar as pessoas necessitadas: “precisamos combater esta triste realidade que é a fome em Feira de Santana”. Nesta missão, já chegou a assistir, com alimentos, mais de 480 famílias carentes em apenas um mês.

Também fez um resumo da história da Capelania Internacional, que teve seus primeiros movimentos em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a partir de um encontro entre pastores, líderes comunitários e policiais, em 1992. Em 1999, a entidade, cujo slogan é  “Juntos Somos Mais Fortes”, foi fundada oficialmente. Chegou ao Brasil em 2002, através de Porto Alegre. Posteriormente se estabeleceu em Belo Horizonte, e, em 2010 teve a sua sede transferida para Goiânia, onde se encontra até hoje. A Unipas mantém parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU),  Defesa Civil e Forças Armadas. A atividade é reconhecida por lei federal.

Sobre a sua amizade com a autora do projeto lhe concedendo as honrarias – a presidente da Câmara, Eremita Mota – disse que nunca conversou com ela sobre política e que não há, de sua parte, nenhuma expectativa de disputar mandato eletivo em qualquer nível. “Não vou usar o meu trabalho para fazer política”, afirmou. Entre outras personalidades, estiveram presentes à cerimônia o vereador Ron do Povo (MDB), pastores e capelães Wilson Santos (vice-diretor estadual da Unipas Bahia) e Edson Gama, o capitão Américo e seu colega PM Walter Farias (este, conselheiro dos Embaixadores do Rei e integrante do Grupo de Ação Missionária). A esposa do homenageado, Cristine Ferreira dos Santos, e as filhas do casal, Brenda, Isabel  e Maria Eduarda, também participaram do evento.

EREMITA SOBRE O HOMENAGEADO: “SE DEDICA A SERVIR”

A vereadora Eremita Mota, autora dos projetos de Decreto Legislativo homenageando  Xandy Capelão,  disse que a história dele é inspiradora: “Se dedica a servir. Incorporou os princípios cristãos e adotou como lema socorrer o aflito em angústia, transformar a vida de pessoas necessitadas”. Ela fez emocionado relato de uma experiência pessoal,  20 anos passados, quando assistiu, por indicação de …

Leave A Reply

Your email address will not be published.