Na Bahia, Rui Costa destaca solidariedade do povo brasileiro e compromisso do governo Lula em cuidar de gente

0

O ministro da Casa Civil acompanhou o presidente na entrega de novo campus da UFSB e de novo hospital na região de Teixeira de Freitas (BA)

O trabalho incansável das equipes do Governo Federal que atuam no socorro e auxilio à população do Rio Grande do Sul foi destacado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante inaugurações em Teixeira de Freitas (BA) ao lado do presidente Lula. Rui também fez questão de reconhecer a mobilização nacional para ajudar os gaúchos. “O povo brasileiro, de forma recorde, já ultrapassou só com o que foi processado pelas Forças Armas mais de duas mil toneladas de doações. Por mais que alguns tenham tentado impregnar na alma e no coração dos brasileiros o ódio, a fake news, a raiva, e o preconceito contra o Nordeste, os negros e as mulheres, o povo brasileiro está dizendo: nós preferimos o amor ao próximo, a fé em Deus e a solidariedade”.

Em discurso na cerimônia que celebrou a nova estrutura da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e inaugurou o Hospital Estadual Costa das Baleias, o ministro lembrou das chuvas que há três anos inundaram Teixeira de Freitas (BA) e região. “Há três anos, essa região ficou debaixo d’água. Esses prefeitos se mataram dia e noite, entrando por mata a dentro para chegar nos locais atingidos. Os governadores do Nordeste mandaram helicóptero e equipe para ajudar o Sul da Bahia e não teve nenhum apoio do então governo federal à época”, relembrou Rui Costa.

Rui compartilhou, ainda em discurso, que cuidar de gente, cuidar das pessoas é a missão do governo do presidente Lula. “Tenho orgulho de chegar aqui e dizer: aqui em Teixeira de Freitas, o presidente Lula e a ex-presidenta Dilma já entregaram 7 mil casas do MCMV”, disse Costa ao garantir que mais 500 unidades habitacionais serão erguidas no município baiano através do Novo PAC.

Ele destacou os benefícios que o Hospital Estadual Costa das Baleias trará para a população da região. A unidade vai oferecer especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço de hemodinâmica. Serão 180 leitos e 30 de unidade de tratamento intensivo (UTI). “Nessa cidade, inauguramos a primeira policlínica das 26 em funcionamento na Bahia. A nossa alegria é imensa em ver de pé uma unidade como esta na estrutura do SUS”, comemorou.

O ministro baiano criticou a falta de obras e projetos da gestão federal anterior à de Lula para o município e para o estado nordestino. “O que fizeram com a Bahia foi perseguir. Quero que me pontuem um, apenas um projeto ou uma obra que foi feita pelo governo anterior aqui em Teixeira de Freitas. A única que ele inaugurou foi da gestão Dilma, que não teve tempo para entregar”, relembrou.

Leave A Reply

Your email address will not be published.