Cantor cearense comentou que sentia falta de ver o público dançando com mais sentimento e nostalgia em seus shows.
O cantor Xand Avião resolveu retomar o uso de metais em sua banda e revelou, ainda, sua decisão de dedicar seu repertório exclusivamente ao forró durante o São João deste ano, marcando um retorno às raízes do gênero, em apresentação no São João 2024 de Campina Grande. Antes de se apresentar no palco principal do Parque do Povo, no início da madrugada deste domingo (2), Xand Avião expressou sua intenção de realizar 30 dias de shows focados apenas em músicas de forró, deixando de lado os hits que frequentemente viralizam na internet.
“Eu quis fazer um São João só com músicas de forró. Nada contra músicas que viralizam, nada contra, porque eu também faço isso. Mas eu quis fazer 30 dias só cantando o que eu gosto, só tocando forró. Fazia tempo que não via o pessoal agarrado dançando forró. Antes de ontem [30 de maio], eu fiz um show e o pessoal estava dançando agarrado, então acho que o defeito estava em mim”, explicou o cantor cearense.
Durante coletiva de imprensa antes de subir ao palco principal do Parque do Povo, Xand Avião explicou sua decisão de reintegrar metais à sua banda, e revelou que enfrentou duras críticas na internet por cerca de sete anos após a retirada dos metais, uma mudança que ele implementou na época para renovar seu som. Apesar das críticas, Xand defendeu sua escolha, explicando que muitos outros artistas seguiram a mesma tendência no período e reconhece que a presença dos metais traz uma qualidade superior à sua música.
“Eu já ia voltar no carnaval com os metais, ninguém sabia, mas eu ia voltar. Mas esperei um pouquinho pra vir com eles no São João, para dar esse impacto todo. Eu apanhei sete anos na internet por tirar os metais. Eu queria mesmo dar uma mudada no som, lógico que uma banda completa. Não tenho nada contra metais, até fizeram grupo no WhatsApp [aplicativo de mensagens] falando mal de mim e tava dizendo que tirei o emprego do pessoal. Quando eu tirei [os metais da banda] todo mundo tirou. Voltei agora no São João, mas quando a banda tá completa o som é outro, é bom demais”, reconheceu Xand.
Apesar de ser um veterano no São João de Campina Grande, Xand revelou que cada vez que sobe ao palco do Parque do Povo a energia é única. Para este ano, ele preparou um espetáculo novo.
“Campina Grande representa música, forró, alegria. Quem quer ver forró de verdade, tem que vir pra cá. Já vim nesse São João várias vezes, mas cada vez que subo [no palco do Parque do Povo] é uma energia diferente. Esse ano tô trazendo o meu show novo. Tô um pouco nervoso, mas tá todo mundo esperando o show”, finalizou Xand.
Recém-casados sobem no palco e comemoram casamento com Xand Avião
O casal Yasmin Maia e Victor Hugo, de Campina Grande, realizaram dois sonhos neste sábado (2): puderam se casar e conhecer Xand Avião, artista do qual ambos são fãs.
Yasmin e Victor se casaram na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição na tarde deste sábado e, após o casamento, a comemoração foi no Parque do Povo.
No palco, Xand Avião explicou que, durante o carnaval deste ano, foi convidado para ser padrinho de casamento de Yasmin e Victor. Mas o encontro entre os fãs com o cantor cearense só aconteceu durante o Maior São João do Mundo e em cima do palco principal do Parque do Povo.
Ainda com as roupas do casamento, Yasmin e Victor subiram ao palco e puderam encontrar Xand, que cantou, enquanto os três registravam o momento com algumas fotografias, a música “Casal Raiz”. Os recém-casados foram acompanhados pelos padrinhos e madrinhas que ficaram todos numa área de camarotes do evento.
Fã tatua o ‘X’ de Xand Avião na pele, usa o ‘X’ no nome em referência ao artista e já foi em cerca de 70 shows do forrozeiro
Um fã natural de Remígio, no Agreste da Paraíba, conseguiu ir para 69 shows de Xand Avião, teve a proeza de colocar o ‘X’ em referência ao cantor cearense como alcunha para o próprio nome e ainda tatuou o mesmo ‘X’ em sua pele. Essa é a história de Renato X, de 33 anos, que atualmente trabalha como vigilante e técnico de telecomunicações de internet.
Acompanhado da esposa, Gabriele, de 33 anos e administradora de empresa, Renato explicou ao g1 que sua história de amor com a música de Xand começou há duas décadas, em Remígio. Em 2004, Renato assistiu ao seu primeiro show de Xand, um evento que mudaria sua vida para sempre. A energia do espetáculo e a performance do cantor deixaram uma impressão que transformou Renato em um seguidor fiel. Desde aquele dia, ele nunca mais perdeu uma oportunidade de ver seu ídolo ao vivo, acumulando um impressionante número de shows assistidos ao longo dos anos.
“Minha paixão por Xande começou há 20 anos atrás, lá na cidade de Remígio, foi o primeiro show [dele] que eu fui, em 2004. Aí me apaixonei. E depois daquele momento aí eu fiquei louco até hoje. Vivo seguindo todos os shows de Xand. [Já fui para] Sessenta e oito shows, vou fazer sessenta e nove agora [já contando com a apresentação no São João de Campina Grande] e o setenta, se Deus quiser, vou [acompanhar] agora em Patos”, explicou o fã.
Cada show é um significado diferente para Renato, onde a excitação e a nostalgia se misturam. Recentemente, Xand decidiu revisitar seu repertório antigo e reintroduzir a metaleira, um elemento que tem agradado o público. Para Renato, essas apresentações são um teste de resistência emocional.
“[Quando Xand começa a se apresentar] eu não aguento não. Sofro demais. Cada vez que ele entra é pressão. E mais agora que ele vai cantar todos as antigas, e que voltou a metaleira, aí pronto, eu enlouqueço”, comentou.
A admiração de Renato por Xand vai além da música e acaba se manifestando em gestos significativos, como uma tatuagem feita em homenagem ao cantor. Conhecido em Remígio como “Renato X”, ele decidiu, então, eternizar sua paixão de uma maneira única. Inspirado pela música “Faz o X” de Xand, Renato fez uma tatuagem em formato de X, simbolizando sua conexão com o artista. Esta tatuagem acaba sendo uma marca que reforça sua ligação com Xand.
“Foi uma homenagem a ele. Eu queria um X diferenciado, até porque todo mundo só me conhece por “Renato X” lá na minha cidade, em Remígio. Aí eu peguei e fiz essa tatuagem meio em formato de X junto com Xand, na época saiu a música ‘Faz o X’”, finalizou.
Toca do Vale, Marcynho Sensação e Karkará completaram a programação do dia no PP
A noite de shows ainda teve a apresentação de outros três artistas que também são do forró. Karkará abriu a noite de shows, e, em seguida, Marcynho Sensação se apresentou, no qual, após o show, relembrou o tempo em que começou a carreira como cantor e comemorou estar se apresentando no São João 2024 de Campina Grande.
“Eu tocava em barzinho na minha cidade, Pilões [no Brejo da Paraíba] e estar num palco desse aqui, com iluminação, som bom, muita gente, é muito gratificante. Fiz um showzaço e estar retornando ao São João de Campina Grande é muito gratificante pra mim que sou paraibano. Gratidão ao povo de Campina Grande”, celebrou Marcynho.
Toca do Vale foi o penúltimo cantor a se apresentar no palco principal do Parque do Povo. O artista destacou a animação e a grandiosidade do evento. Com entusiasmo, Toca do Vale ressaltou que o São João deste ano promete ser um dos melhores, com muito forró para alegrar os forrozeiros e celebrar a tradição da cultura nordestina.
“O São João tá pegando fogo. E vai ser uma das melhores festas, [e o público terá] muito forró, muito forró mesmo que a galera tá esperando e o forró comemora”, disse o artista antes de se apresentar em Campina Grande.
Agenda
Neste domingo (2), se apresentam no palco principal do Parque do Povo os artistas Iguinho e Lulinha, Henry Freitas, Zé Vaqueiro e Bonde do Brasil. Os shows no palco principal do Parque do Povo começam às 19h e seguem até as 3h. Os shows no palco cultural, nas ilhas de forró e na Pirâmide do Parque do Povo começam às 18h. A entrada é gratuita.
Fonte: g1