Fracassa tentativa do prefeito de esvaziar sessão de 64 anos da cidade baiana
Quase 200 populares e pessoas ligadas à política compareceram para homenagear o aniversário de Candeias
Não foi a primeira nem deve ser a última vez que o ‘autarca’ de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, no segundo mandato com falhas e erros administrativos poucas vezes vistos, tenta esvaziar uma Sessão Solene comemorativa de aniversário de emancipação política, hoje fazendo 64 anos.
De pessoas ligadas ao gestor – de escolas sucateadas, postos de saúde abandonados, prédios públicos precários e cidadãos, empresários e servidores públicos pagando altos impostos e taxas –, foi apenas o secretário de Governo e Gestão, Washington Pereira, unicamente para ler a mensagem cheia de promessas repetidas e não cumpridas.
A ausência da gestão sequer foi notada, mas foi muita criticada pois a Prefeitura gastou quase R$ 600 mil com uma festa com apresentação de músicos de repertório muito questionável, além de anunciar Fábio Junior que não veio. No momento, a única preocupação do prefeito é a eleição de outubro. E tem muito com o que se preocupar.
Sessão
Ademais, compareceram 12 dos 17 vereadores (Alcione, Amiga Ju, Gil Soares, Irmão Valmir, Jorge da JM, Pastor Adailton, Rita Loura, Ro Salomão, Sílvio Correia, Tânia, Val Enfermeiro, Kal de Bené). Não foram: (Ivan do Prateado, Robinho, Rosana Souza e Valdir). Ausência justificada de Diego Maia com a morte hoje do tio Rui Maia –, ex-vereadores, ex-secretários, o deputado estadual, Bira Coroa (PT), o Frei Thiago, Pároco do Santuário Nossa Senhora das Candeias, o comandante da 10ª CIPM, major Souza, gerente de projetos sociais da Unigel, Edilene Slezynger, madrinha de honra das Escolas 14 Agosto e Gisela Tygel, no Distrito de Caroba, outras autoridades e representantes populares.
Depois a abertura dos trabalhos com a apresentação do Hino de Candeias, foi exibido um vídeo com a fala dos ex-prefeitos Amiga Ju, hoje vereadora (Republicanos) e pré-candidata homologada a deputada federal, Sargento Francisco e Antônia Magalhães, além dos ex-vereadores Casimiro Correia, Fernando Calmon, Gil Soares e Jânio.
Na solenidade, houve também a apresentação dos Corais Infantil, da Terceira Idade e da Câmara Municipal de Candeias.
Na fala, o presidente da Câmara, vereador Sílvio Correia (PV), candidato homologado a deputado estadual, destacou a omissão do gestor com a educação, a infraestrutura e saúde, apesar do prefeito ser médico e a mulher e ex-secretária de Saúde ser assistente social.
O professor, historiador e ex-vereador, Jair Cardoso, destacou a importância de Candeias não somente para a Bahia, mas para o Brasil, pois, recentemente, foi lançado um livro em nível nacional sobre Candeias. Pediu ainda que seja valorizada a história e a memória da cidade, a primeira a ter um poço de petróleo explorado comercialmente no Brasil.
Ex-presidentes do Brasil
Importante frisar que Candeias já recebeu a visita de 3 presidentes no exercício do mandato: Eurico Gaspar Dutra, no fim dos anos 1940 (foto histórica do acervo da Família Sales, uma das mais importantes na história da cidade), Getúlio Dorneles Vargas, no início dos anos 1950 ano começo da exploração do primeiro poço de petróleo, e em 2008, Luís Inácio Lula da Silva, na inauguração a fábrica da Biodiesel Candeias.
PM prende suspeito de tráfico de drogas no interior
Foram encontrados uma grande quantidade de drogas, munições, um simulacro de arma de fogo e pés de maconha
Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso no sábado, 13/8, em Feira de Santana, cidade a 108 km de Salvador. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu no Loteamento Modelo, bairro Mangabeira.
Ainda segundo a PM, policiais da 66ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) encontraram, com o suspeito, uma grande quantidade de drogas, munições, um simulacro de arma de fogo, pés de maconha, além de embalagens usadas para acondicionamento das substâncias.
O homem e todo material encontrado foi apresentado à Central de Flagrantes, para adoção das medidas cabíveis.