XIX Festa de Vaqueiros de Terra Branca agitou o público
Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, aconteceu a 19ª edição da Festa de Vaqueiros e Fazendeiros do povoado de Terra Branca, Riachão do Jacuípe, Bahia.
Na noite de sábado (10), a expectativa do público foi para o show de Rock Salles, o Camelô apaixonado, artista que vem crescendo e contagiando o público com seu arrocha ‘sofrência’. A participação de Ró da Vaquejada também foi marcante, dando início ao clima de vaquejada à festa, o artista agitou o publicou sem distinção, com o hit ‘cachaça no gargalo’, chamou atenção dos que gostam do ritmo aliado à bebida.
No domingo (11), aconteceu o tradicional desfile, com todos os ritos da festa; Liturgia; Premiações
No evento, contamos com a presença do vice-prefeito Felipe Sales, que falou em nome do prefeito Carlos Matos, pois o mesmo esteve impossibilitado de marcar presença na festa, devido a um mal estar no trajeto, levando-o a retornar à sede do município para avaliação médica, “ muito bom estar aqui nesta comunidade, ao lado do presidente Kaleby e o vice Edmilson, para presenciar a realização desta festa que é tradição e que nossa gestão tem firmado compromisso de auxiliar o máximo possível para manter viva as tradições do nosso município e de cada localidade,” falou o vice-prefeito, na oportunidade.
Como representante político, também fez o uso da palavra, o vereador Leandro Magno, “é sempre muito gratificante estar aqui nesta terra, por mim tão querida, e é orgulho fazer até o impossível por Terra Branca, porque esta terra me acolheu e esse povo merece, muitas coisas virão por aí, o prefeito Carlos Matos não pode marcar presença, mas ele virá em outra oportunidade para anunciar os projetos previstos para o futuro desta comunidade,” afirmou o vereador.
Na plateia, marcou presença três personalidades que trazem a cultura do vaqueiro nas veias, defendem, estudam e elevam por onde passam. O advogado e professor Ivanilton, o senhor Manoel Varjão (Manoel Vaqueiro) e a senhora Terezinha Varjão, a atual presidente dos Vaqueiros da cidade de Curaçá, Bahia. Trouxeram a energia e um pouco da história da cidade que é a capital dos vaqueiros no Brasil.
Premiações:
Para Grupos: 1º Lugar – Grupo Cavaleiros da Fé, povoado de Ipoeirinha, Conceição do Coité
2º Lugar – Grupo Espora de Ouro, Fazenda Malhadinha, Nova Fátima
3º Lugar – Grupo Amigos de Uberlândia, povoado de Uberlândia, Retirolândia
4º Lugar – Grupo Amigos de Barreiros, distrito de Barreiros, Riachão do Jacuípe
Para Vaqueiros – BEM TRAJADOS
1º Lugar – Vaqueiro Fael
2º Lugar – Vaqueiro Zé Miúdo
3º Lugar – Vaqueiro Niel Gavião
4º Lugar – Vaqueiro Jediel
5º Lugar – Vaqueiro Professor Ivanilton, de Curaçá, Bahia
VAQUEIRO MAIS NOVO
Vaqueiro Eduardo – Grupo Cavaleiros da Fé
VAQUEIRO MAIS VELHO
Vaqueiro Bode Rouco do 74
VAQUEIRO MAIS DISTANTE
Vaqueiro Manoel Varjão, Curaçá, Bahia
Premiação Especial para Vaqueiras
Vaqueira Sônia – Grupo Cavaleiros da Fé
Vaqueira Terezinha, Curaçá, Bahia
Por Darli Alves/Interior da Bahia