Prefeitura anuncia a criação de uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), vai implantar no município um Plano Municipal Intersetorial para atender à população em situação de rua com o objetivo de dar dignidade a essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade e ao mesmo tempo minimizar os impactos de ocupação desordenada dos espaços públicos, principalmente na área do condomínio Centro Comercial.
Para discutir o assunto, o titular da SEMPS, José Carlos Trindade, reuniu-se com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy. O primeiro passo, de acordo com o secretário, é identificar e reunir as instituições assistenciais que atuam na distribuição de alimentos à noite e decidir o que pode ser feito neste primeiro momento.
O projeto passa antes pela implantação de uma Casa de Acolhimento em complemento à estrutura municipal já existente, que inclui o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e Pop Acolhimento. “Será um local diferenciado com capacidade para dar suporte às pessoas que passam pela cidade e aquelas aqui residentes em desajuste familiar”, disse.
“Vamos iniciar este trabalho que já faz parte do Plano Intersetorial conversando com os representantes das entidades assistenciais que fazem a distribuição da sopa para escolhermos um local adequado e digno para distribuição desses alimentos, que pode ser o CENTRO POP, pois já atende a população de rua fazendo triagem, acolhimento e diagnóstico socioassistencial”, explicou o titular da SEMPS.
O presidente da CDL, Carlos Leahy, reforçou a importância desse acolhimento especializado. “Essas pessoas que vivem em situação de rua merecem uma atenção especializada porque na maioria das vezes só precisam de uma oportunidade para sair das ruas e esse envolvimento do Poder Público e sociedade como todo dará resultados positivos”.